O recém-nascido à termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas e o pré-termo todo aquele nascidos com menos de 37 semanas(3).
O recém-nascido (RN) de risco é definido como àquele que está exposto a situações em que há maior risco de evolução desfavorável, além de apresentar maior chance do que a média de mortalidade e morbidade1.
Por deixarem a barriga da mãe muito cedo, eles estão sujeitos a uma série de complicações de ordem respiratória, cardíaca e até neurológica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, anualmente, 15 milhões de bebês nasçam antes de 37 semanas de gestação ao redor do globo.
Desobstrução das vias aéreas Remover mucosidades e sangue com gaze esterilizada da boca, nariz e olhos; Realizar aspiração de mucosidades da oro e nasofaringe para impedir tamponamento dos espaços bronco-alveolares, atresia de esôfago e de coanas.
A bossa serossanguinea (caput succedaneum) é a alteração mais frequentemente encontrada após o nascimento. Caracteriza-se por edema de couro cabeludo, depressível, de limites imprecisos que inicialmente se restringe à área de apresentação do parto e que pode se deslocar para outras regiões conforme o decúbito.
A bossa está presente ao nascimento e desaparece em poucos dias. É uma coleção de sangue, causada pelo atrito entre o crânio da criança e os ossos pélvicos maternos durante o parto.
Embora os sintomas possam ajudar a mãe a perceber que o bebê virou de cabeça para baixo, a melhor forma de o confirmar é através da realização de um ultrassom e de um exame físico, durante uma consulta com o obstetra.