Resposta esperada: A coluna de ar que vibra num tubo de maior comprimento abriga um maior comprimento de onda, ou seja, uma menor frequência, por isso um som mais grave quando comparado ao mais curto.
Variações em amplitude também permitem um resultado sonoro interessantíssimo na qualidade do som resultante. O osciloscópio pode mostrar a diferença nas combinações de som de diferentes instrumentos (mais simples de ser percebido) e mesmo em diferentes notas tocadas por um mesmo instrumento.
Nesses instrumentos, o som é produzido a partir de cordas, que quando acionadas provocam compressões e rarefações no ar, chamadas ondas sonoras. ... A distância entre dois nós consecutivos corresponde a meio comprimento de onda e a freqüência de oscilação é dada por , onde v é a velocidade da onda na corda.
As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves. São essas vibrações que definem cada uma das notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; assim, a velocidade da onda sonora determina a altura do som, por isso cada nota tem sua frequência (número de vibrações por segundo).
Os seres humanos são capazes de perceber somente sons entre 20 Hz e 20.
Quanto à emissão, há dois tipos de sons. São elesEscolha uma opção:a. Sons existentes e não - Brainly.com.br.
Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos. ... Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz.
Frequências ouvidas pelo ouvido humano e por alguns outros mamíferos. O ouvido humano consegue discriminar sons compreendidos entre 20 Hz (a frequência mais grave) e 20 000Hz (frequência mais aguda).
Resposta: chama-se timbre a característica sonora que nos permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras diferentes, que também nos permite diferenciá-las.
Resposta: O timbre está associado à forma da onda e nos permite distinguir sons de mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento.
Timbre é aquilo que permite o ouvido de diferenciar mesmas notas tocadas por diferentes instrumentos. ... Por exemplo, você pode tocar um Dó no violão, que não vai soar igual ao de um trompete, por causa do timbre.
O timbre está associado à forma da onda e nos permite distinguir sons de mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento. O timbre é também denominado qualidade do som.