No domínio da Análise do Discurso, mais especificamente na Teoria Semiolinguística, Patrick Charaudeau (1992) apresenta a categoria dos modos de organização do discurso – enunciativo, argumentativo, narrativo e descritivo – como aparelhos utilizados para construir e ordenar os conteúdos dos contratos de comunicação com ...
O processo de escrita se divide em diversos tipos de textos. No entanto, existem três que são os mais utilizados enquanto meio escolar ou no vestibular. São eles os narrativos, descritivos e dissertativos.
Esse tipo de gênero textual é empregado com a finalidade de expor um assunto ou tema utilizando argumentações. O texto dissertativo argumentativo é caracterizado pela defesa de um determinado ponto de vista. A estrutura é composta por três partes: apresentação, desenvolvimento e conclusão.
São classificados como textos narrativos: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos, crônicas, novelas, piadas. A característica principal do texto descritivo é descrever algo ou alguém detalhadamente, de forma que o leitor consiga criar uma imagem mental do que é descrito.
Dicas ao escrever um e-mail profissional
E-mail: aprenda a escrever corretamente em 6 passos