O processo de industrialização brasileiro foi marcado pela concentração industrial na região sudeste porque desde o Segundo Reinado e durante a Velha República a infraestrutura brasileira havia se desenvolvido apenas na região sudeste devido à economia cafeeira.
a economia centralizada ou industrialização planificada, é um sistema economico onde a produção é prévia e racionalmente planejada por especialistas no qual os meios de produção são propriedades do estado, e a atividade economica é controlada por uma autoridade que estabelece metas de produção, e distribui matérias ...
O processo de industrialização brasileira - ou seja, o fortalecimento dos investimentos no setor fabril e a expansão e crescimento econômico das indústrias - é considerado tardio, uma vez que, enquanto as potências europeias já experienciaram suas revoluções industriais desde os primeiros anos do século XIX, o Brasil ...
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista ...
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira; e o quarto período, após 1956 ...
A industrialização tem vantagens e desvantagens. As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.
Este processo de industrialização tardia, fez com que o nosso setor industrial fosse menos desenvolvido predominando em maioria apenas indústrias de base, causando um atraso tecnológico em relação aos países industrializados cedo, como consequência disso podemos observar o fato que a maioria dos nossos produtos ...
- Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias. Estas também foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos; - O uso cada vez mais maior de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.
Impactos da Industrialização Os impactos imediatos da industrialização levam à substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, visando à produção em série e mecanizada, capaz de estabelecer padrões de homogeneidade e o aprofundamento na divisão do trabalho e de sua especialização.
O desenvolvimento industrial serviu para clarificar a situação de classe de grandes contingentes da população brasileira. O salário mensal e outros "benefícios", conquistados por sucessivas gerações de assalariados, apresentavam-se como um progresso em relação à vida anterior de camponês agregado.
Portanto, em resumo, podemos dizer que os efeitos da industrialização na urbanização são: intensificação do crescimento das cidades; concentração populacional; crescimento do setor terciário e a inversão da relação de subordinação entre campo e cidade.
Os maiores problemas causados pelo processo de industrialização são os impactos ambientais negativos, pois dependendo do tipo de fábrica eles podem tanto poluir a atmosfera quanto o solo ou rios/mares.
Resposta: 01. A industrialização garantiu às nações a capacidade de produção internacional e acelerou no mundo o processo de expansão do capitalismo. ... O desenvolvimento das máquinas substitui o trabalho manual, aprofunda a divisão do trabalho e a produção em série.
A resposta correta encontra-se na letra a) Industrialização com base no processo de substituição de importação de manufaturados. ... A partir daí, observa-se um estímulo na produção interna do país de produtos industrializados, por meio também do controle das taxas de importação e taxa de câmbio.
Algumas das principais características do processo de industrialização são: aprofundamento na divisão do trabalho e da especialização; ... generalização do trabalho assalariado; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.