A microscopia de fluorescência permite aos usuários determinar a distribuição de uma espécie de molécula simples, sua quantidade e localização dentro de uma célula. ... Com a ajuda da microscopia de fluorescência de super resolução, ainda é possível captar imagens de estruturas de sub-resolução.
Em compostos orgânicos, o fenômeno da fluorescência ocorre tipicamente em estruturas aromáticas. ... Hidrocarbonetos aromáticos polinucleares, tais como o antraceno e o perileno, são também fluorescentes. Em proteínas o fluoróforo dominante é o grupo do triptofano que absorve próximo de 280 nm e emite próximo de 340 nm.
Neste trabalho apresentamos um arranjo simples e bastante ilustrativo que utiliza materiais disponíveis em laboratórios de pesquisa e ensino de física para a medida da fluorescência. O fluorímetro proposto é composto basicamente por um sistema de iluminação duplo de leds, que excitam a amostra e produzem sua emissão.
A fosforescência ocorre quando uma substância é capaz de absorver a luz produzida por alguma fonte externa, reemitindo-a em forma de luz visível, mesmo após a interrupção da iluminação. As substâncias desse tipo continuam a emitir um brilho fraco por intervalos de tempo que variam de segundos a horas.
Fluorescência é o fenômeno pelo qual uma substância emite luz quando exposta a radiações do tipo ultravioleta, raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis ao olho humano) transformam-se em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente.
A maioria dos objetos não possui luz própria e, portanto, só podemos vê- los porque uma luz incide sobre sua superfície e parte dessa radiação é re- fletida para nossos olhos. Nesse con- texto, podemos dizer que um objeto de cor preta absorve a maior parte da luz incidente.
A emissão de luz nesse processo é chamada de fluorescência quando ocorre rapidamente (nanosegundos) ou, de fosforescência, quando ocorre lentamente (milissegundos até horas). Ao contrário dos materiais fluorescentes, um material fosforescente continua a emitir luz mesmo depois de a excitação ter sido interrompida.
Quando nos referimos a uma lâmpada, a palavra certa é fluorescente. Quando é uma coisa que brilha no escuro, o correto é fosforescente e florescente vem da palavra flor, de florescer.
A fluorescência e a fosforescência são tipos de luminescência, ou seja, de emissões de radiações, que podem ser visíveis ou não e que ocorrem sem a necessidade de temperaturas elevadas, podendo ser, por exemplo, resultado da absorção de energia da luz.
Tintas Fluorescentes são aquelas que tem uma capacidade de reflexão muito maior do que as cores normais, proporcionando um incrível efeito de luminosidade, é o famoso efeito Neon.
A quimiluminescência é luminescência onde a energia é fornecida por meio de reações químicas. ... A bioluminescência é luminescência causada por reações químicas em seres vivos; que é uma forma de quimioluminescência. Vagalumes brilham por bioluminescência. Eletroluminescência é luminescência causada por corrente elétrica.
A luminescência é a emissão de luz por uma substância quando submetida a algum tipo de estímulo como luz, reação química, radiação ionizante. ... Wiedemann, o primeiro a utilizar o termo quimiluminescência, distingui-se a incandescência da luminescência.
Significado de Luminescência substantivo feminino Emissão de luz a baixa temperatura.
A lâmpada fluorescente é um tipo de lâmpada criada por Nikola Tesla, introduzida no mercado consumidor em 1938. Ao contrário das lâmpadas de filamento, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor.
É uma lâmpada que gera luz através de uma descarga elétrica conduzida por um gás ionizado. ...
A parede de vidro é coberta por uma camada de fósforo e nas extremidades do tubo há eletrodos. Quando a descarga elétrica flui entre as extremidades da lâmpada, o vapor de mercúrio emite radiação UV, que quando se depara com o fósforo, faz com que este passe a emitir luz visível.
As Lâmpadas Fluorescentes funcionam de maneira semelhante às do tipo neón: são compostas por um vidro coberto por um material à base de fósforo, e dentro delas há gases inertes a baixa pressão que se ionizam quando é aplicada uma corrente elétrica, gerando luz.
Características da lâmpada: Emite praticamente uma só cor (amarelo – alaranjado). Não permite a distinção das cores dos objectos que ilumina (fraco índice de restituição de cor). Tem uma elevada eficiência luminosa (da ordem de 150 lm/w). Tem uma vida útil elevada (cerca de 9 000 horas).