Luís: Significa “combatente glorioso”, “ilustre guerreiro” ou “célebre na guerra”. Vem do nome germânico Hloddoviko, Chlodovech, composto pela junção dos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro".
10 de maio de 1774
Durante seu reinado, Luís devolveu os Países Baixos Austríacos de volta a Áustria como parte do Tratado de Aquisgrão de 1748. Ele também cedeu a Nova França na América do Norte depois da Guerra dos Sete Anos em 1763. Ele acabou incorporando os territórios de Lorena e Córsega ao Reino da França.
O período de regência exercido pela mãe de Luís terminou oficialmente em 1651, quando ele tinha 13 anos. Luís assumiu o trono, mas Mazarino continuou a controlar os assuntos de Estado até à sua morte em 1661.
Luís Afonso, Duque de Anjou
Resposta: Luís foi julgado por traição (sob a acusação de haver traído seu país) e foi executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793, em Paris, na França. (Maria Antonieta foi julgada e executada no dia 16 de outubro de 1793.)
Maria Antonieta da Áustria
durante a revolução francesa, Luis XVI perdeu seus poderes absolutos, o feudalismo foi abolido e os bens eclesiasticos nacionalizados.
Na noite de 4 de agosto de 1789, os deputados da Assembleia Nacional Constituinte, proclamam, por unanimidade, a abolição dos direitos feudais e assinam o decreto que prevê diversos privilégios aos cidadãos.
Luís XVI foi condenado a morte por ser considerado um "inimigo do povo" pelo "Comitê da Salvação Pública", órgão político do contexto da Revolução Francesa que era liderado pelos jacobinos, adeptos de uma ideia mais radical de Revolução.
O Palácio de Versalhes surgiu como uma residência rural para caça usada por Luís XIII, rei da França, entre 1610 e 1643. Tudo começou quando Luís XIII foi para a região de Versalhes, localizada nos arredores de Paris, para caçar nas florestas.
Seu filho, Luís XIV, decidiu transformar o pavilhão em palácio e iniciou as obras na década de 1660. A construção se estendeu até o século seguinte. Quando o trabalho foi concluído, cerca de 5 mil pessoas moravam no lugar.
Versalhes é famoso não só pelo edifício, mas como símbolo da Monarquia absoluta, a qual Luís XIV sustentou. Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2 153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1 250 lareiras e 700 hectares de parque.
Até mesmo o Palácio de Versalhes tinha a fama de ser imundo, habitado por moradores que não tinham higiene. Sem saneamento básico, a população vivia em meio a sujeira e animais peçonhentos. E essa condição também foi uma das causadoras da pandemia de peste bubônica, ou Peste Negra, como ficou conhecida.
Apesar de toda essa magnificência, a vida da corte francesa no local era insalubre, esquisita e repleta de regras estritas e bizarras que visavam apenas enaltecer o monarca.
Ele foi casa real de 1682 até 1789. Os franceses o chamavam de Château de Versailles, porque, no período da Renascença, a palavra “château” se referia a palácios que se localizavam nas zonas rurais. Durante os reinados seguintes, o Palácio de Versalhes passou por várias obras.
1631
Adultos: € 20 ( US$ 24,10) (inclui Palácio, exibições temporárias, jardins e galerias). Menores de 18 anos e cidadãos da UE entre 18 e 25 anos: entrada gratuita. Entre novembro e março: no primeiro domingo do mês a entrada é gratuita. Entrada gratuita com Paris Pass e Paris Museum Pass.