Na geografia, a latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S).
Resposta. Meridiano é qualquer semi círculo máximo que contenha os dois polos de um planeta. Os meridianos dividem a Terra como se ela fosse uma laranja com gomos. Ou explicando de uma forma mais simples, os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador.
2) Altitude Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento.
Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.
O que acontecerá à temperatura do ar de um vale quando o ar frio que sopra no topo das montanhas começar a descer para o interior do vale? * ... O ar é comprimido adiabaticamente e a temperatura do vale aumenta. O ar é comprimido adiabaticamente e a temperatura do vale diminui.
O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior.
O tempo é resultado do que acontece na atmosfera, a camada de ar que envolve nosso planeta. ... O solo aquecido aquece o ar sobre ele, e o ar que é aquecido sempre sobe, enquanto o ar frio desce. Isso gera as correntes de ar (correntes de convecção) que vão dar origem às frentes frias, tufões, nuvens, etc.
O ar frio, porque apresenta maior densidade. O ar frio.
Mas no ar úmido algumas moléculas de oxigênio e nitrogênio foram substituídas por igual número de moléculas de água que possuem massa menor do que a massa das outras duas moléculas, tornando assim o ar úmido um pouco menos denso do que o ar seco.