Lesão hepática pode resultar de trauma rombo ou penetrante. Os pacientes têm dor abdominal, às vezes irradiando para o ombro, e sensibilidade. O diagnóstico é feito por TC ou ultrassonografia. O tratamento é por observação e, algumas vezes, correção cirúrgica; raramente é necessário fazer hepatectomia parcial.
substantivo feminino Dilaceração; ferimento que rasga, despedaça ou dilacera. Laceração pedal. Tipo de reprodução assexuada em que novos seres são formados por meio da regeneração de uma das partes retiradas do todo; tipo de reprodução das anêmonas-do-mar. Ação ou efeito de lacerar, de machucar, ferir ou rasgar.
Em obstetrícia, uma laceração perineal é a laceração espontânea (não intencional) da pele ou de outras estruturas de tecido mole que, na mulher, separam a vagina do ânus. As lacerações perineais ocorrem geralmente durante o parto, que coloca pressão acrescida sobre o períneo.
A massagem no períneo no período pré-natal tem-se mostrado eficaz na prevenção da necessidade da episiotomia e na diminuição das lacerações que a mulher pode ter durante o parto.
Lacerações de 3º e 4º graus: são lesões que caminham em direção ao ânus, acometendo esfíncter e mucosa anal, respectivamente. A aproximação é realizada com pontos por um profissional capacitado, com cuidado rigoroso no pós-parto.