O grau normal do substantivo indica o tamanho normal de um objeto ou ser. O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
Gotícula, grânulo, montículo, glóbulo, versículo, homínculo, óvulo, película (??), porciúncula, partícula, sineta, riacho, cutícula, aldeola, nódulo, estatueta, opúsculo, poemeto.
O substantivo pode flexionar conforme gênero, número e grau. Para indicar o tamanho aumentado de um ser, utiliza-se o grau aumentativo; para o diminuído, o diminutivo....Diminutivos irregulares - Grau dos substantivos.
Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho. ... O oposto da forma diminutiva é o aumentativo.
A significação dos diminutivos depende do contexto e só existe em relação a ele. Há casos em que os diminutivos têm significação de aumentativo: ... Nos casos em que os diminutivos se referem a comida, o tom carinhoso, afetivo, surge com muito mais intensidade. Que comidinha gostosa a sua mãe faz !
"O diminutivo é uma maneira afetuosa e cautelosa de usar a linguagem. Carinhoso porque costumamos usá-lo para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido.
Sufixo nominal formador de diminutivos: barquinho, cãozinho, velhinho, machadinho.
Isso significa dizer que o sufixo inho e suas formas variantes, quando acrescidos a terminadas palavras, podem expressar diferentes sensações, emoções, desejos, pensamentos, intenções e assim por diante.
Pergunta: As palavras formam o diminutivo com 's' quando, e com 'z'? As palavras terminadas em 's', formam o diminutivo acrescentando o sufixo '-inho'. Pode parecer que formam o diminutivo em 'sinho', mas o 's' é da própria palavra.
Sobre o que representa o sufixo, é possível dizer que é um morfema adicionado às palavras para integrar aspectos semânticos diferentes do original. ... Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado.
Deve ser escrito com ç todas os vocábulos que terminam com “to” ou “tor”. Exemplo: Canto – canção, exceto – exceção, setor – seção, redator – redação. 9. Emprega-se s nas palavras derivadas de verbos terminados em “nder”, “ndir”, “erter” e “ertir”.