Modo de fazer: Coloque a água para ferver. Adicione as folha de manga e o gengibre. Deixe ferver por três minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe esfriar.
As folhas do Jamelão também têm propriedades hipoglicemiantes, podendo ser usado na diabetes. Além disso, o extrato das folhas apresenta ainda ação antiviral, anticarcinogênica, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica.
Jambo é rico em antioxidantes Bem, de uma forma geral ele combate os radicais livres, que são moléculas tóxicas que impedem o bom funcionamento do corpo. Aliás, como o próprio nome indica, ele impede a oxidação das células, que pode gerar o envelhecimento precoce ou mesmo o câncer.
Se você tem ou quer evitar problemas de retenção de líquidos, o suco de jambo é a sua melhor alternativa, uma vez que seu efeito diurético estimula a eliminação de líquidos do corpo e reduz aquele efeito de inchaço no corpo.
O jambo pode ser consumido ao natural ou em conserva e, de acordo com a sabedoria popular, dele pode-se aproveitar, além do fruto, as flores, as folhas e as raízes.
Fonte de ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2, o jambo-vermelho é considerado uma fruta com médio valor calórico, contendo apenas 56 calorias em 100 gramas de polpa.
Segundo esse estudo, realizado no Brasil, a fruta possui quantidades expressivas de polifenóis, compostos que estão associados a benefícios contra doenças metabólicas, como é o caso da diabetes.
O jambo também não precisa de tanta água, então cuidado com o excesso. Deixe o solo sempre úmido mas num exarcado. Além disso, coloque materiais grossos no vaso antes de por o solo para bonsai. Pode ser areia grossa de construção ou até mesmo pedras pequenas.
Controle: Promover um melhor arejamento e insolação do pomar através de podas e desfolhas. Realizar a poda em períodos com condição climática desfavorável à ocorrência da doença. Realizar adubação adequada, de acordo com a análise do solo, evitando excesso de adubação nitrogenada.
Adubo orgânico líquido (Tenkei-jiru) Para sanar esse mal, os adubos líquidos caseiros, aplicados nas folhas ou no solo, fortalecem os microrganismos debilitados, fornecendo a eles hormônios, sais minerais, vitaminas e outros ingredientes nutritivos. Como resultado, a planta volta a se desenvolver novamente.
Feita de semente, produz em aproximadamente 3 anos Pronta para plantio.
Usualmente é colhido entre janeiro e março. O jambo-rosa é a espécie mais comercializada atualmente. Seu fruto é rosado a avermelhado fraco, com forma piriforme, mas de tamanho menor, com 4 a 5 cm de comprimento e diâmetro, com ápice achatado, polpa semelhante à do jambo-vermelho e produção na mesma época.
Remova todos os ramos que estão crescendo juntos ou competindo por espaço. Tente podar tanto o topo da árvore quanto sua vegetação mais abaixo, ao alcance da tesoura. Isso permite que mais luz do sol alcance os galhos sombreados, incentivando-os a produzir frutos.
As raízes secundárias são curtas e filiformes. As sementes de maior tamanho são as mais vigorosas, não havendo diferença entre as de tamanho médio e pequeno. O estudo morfológico do jambo-vermelho pode ser utilizado para a identificação da espécie ou em relações ecológicas interespecíficas.
A casca é adstringente, a planta é fracamente hipoglicêmica, contém taninos. A infusão da casca é usada para tratar a tuberculose, infecções na boca, dor de estômago, problemas abdominais, curar feridas na boca de crianças, como purgante e doenças venéreas. As folhas são usadas para tratar olhos vermelhos.
PLANTIO Os solos argilo-arenosos e ricos em matéria orgânica são os mais indicados. No entanto, se bem drenados, solos de várzea também podem ser utilizados para o cultivo do jambu. Faça a semeadura a lanço sobre um canteiro, cobrindo as sementes com uma leve camada de serragem.
As folhas são verdes-escuras e brilhantes; as flores, vistosas de quatro pétalas, em tons vermelho intenso. Das flores saem numerosos e longos estames que formam pompons. Quando caem no chão geram um tapete de cor-de-maravilha.
11Jambo. Com um sabor doce que lembra o das peras, porém acrescido de um perfume forte de flor, tem uma polpa branca e pouco suculenta, consistente, obrigando a umas boas dentadas quem quiser prová-la. A fruta é oriunda da Índia e de algumas ilhas da Malásia, mas se adaptou ao clima do Brasil muito bem.
Pode parecer contraditório, mas é isso mesmo: ela precisa estar com uma aparência verde clara e macia. Não compre, nem coma, se ela estiver mais escura, inchada ou mole, isso significa que ela já passou do ponto.
No Brasil existem duas variedades de jambeiros: o jambeiro-amarelo (ou jambeiro-rosa), que é uma árvore ornamental, e o jambeiro-vermelho, que dá um fruto de casca avermelhada e polpa branca, de consistência esponjosa e sabor agradável semelhante ao da maçã.
O jambo é composto por 28,2% de água, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, vitaminas A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e minerais como, ferro e fósforo. Em 100 g de polpa de jambo há 50 calorias.
Syzygium malaccense L.O (antigamente, Eugenia malaccensis), popularmente conhecido como jambeiro, jambo-rosa, jambo-vermelho, jambo-roxo, jambroche e eugenia é uma espécie da família Myrtaceae, a qual também inclui espécies como a goiabeira, a pitangueira, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto.
Atacadistas