Ouvir é a parte mais fundamental de um bom diálogo. Para algumas pessoas, ouvir pode ser intimidador: você não está no controle e pode escutar algo que não queira. Mas se não estiver preparado para ouvir, não está preparado para conversar, pois é nisso que se baseia um diálogo – fala e escuta.
Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
Como Escrever Diálogos Realistas em Livros e Textos
_ Melhor eu ir - disse ela - vou me arrumar, te vejo daqui a algumas horas! _ Ta certo, também já vou. As duas se despediram e cada ma virou a esquina da escola, indo em direção de sua casa. Estavam muito ansiosas, sabiam que aquela noite seria super divertida!
A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério.
Para criar textos com falas é preciso estar atento aos sinais de pontuação. Usamos os dois pontos para anunciar que alguém vai falar. E o travessão sempre antes das falas dos personagens.
Iniciando uma conversa:
Quando um personagem está a falar e é subitamente interrompido, podemos usar os dois hífens para mostrar essa interrupção. Eu também não entendo muita coisa. Nesta situação, seria também possível usar-se só um hífen (-), ou uma meia-risca (—) ou até três pontos (…) para mostrar a interrupção.
Há duas formas de mostrar os pensamentos de um personagem em uma narrativa em terceira pessoa. Com aspas e embutido dentro da narrativa. Dispense fontes em itálico e outras formatações. “ Não havia ninguém nas ruas, o único som que se ouvia era o da batalha que ocorria dentro da hospedaria.
Para provocar emoções com suas palavras:
Presente no texto, as reticências são um sinal de pontuação que marcam uma interrupção, indicando uma suspensão da frase, devido, muitas vezes a elementos de.
As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso. Esse sinal de pontuação pode ser utilizado em diversas situações.
As reticências marcam uma suspensão da frase, devido, muitas vezes a elementos de natureza emocional. Empregam-se: - Para indicar continuidade de uma ação ou fatoPor Exemplo: O tempo passa...
As reticências são usadas nos seguintes casos:
A vírgula serve para separar, dentro da mesma oração, elementos que têm a mesma função sintática e que, regra regal, não sejam ligados pelas conjunções e, nem, ou.
Em textos literários ou informais, é comum o uso de dois ou mais pontos de exclamação, para reforçar a emoção presente na frase. Esse uso é informal e não deve ocorrer em textos escritos em norma-padrão.
Sinal de pontuação muito usado na linguagem emotiva O ponto de exclamação é um sinal de pontuação da língua portuguesa utilizado para indicar entonações exclamativas. Possivelmente, a origem desse sinal gráfico deu-se a partir da expressão latina “Io”, que remete a ideia de alegria.
Exemplos de frases com ponto de exclamação: