Motivado pelo carolíngio Carlos Magno, o movimento da Renascença Carolíngia visava a estimular a produção da literatura e das artes, além da educação da época. ... Em decorrência do movimento, o latim clássico (falado na Roma Antiga) foi retomado como principal forma de expressão escrita.
Após uma guerra civil (840-843), depois da morte do Imperador Luís, o Piedoso, o Império foi dividido em reinos autônomos, com um rei ainda reconhecido como imperador, mas com pouca autoridade fora do seu próprio reino. A unidade do império e o direito hereditário dos carolíngios continuou a ser reconhecido.
Ao cristianizar à força os saxões e banindo, sob pena de morte, o paganismo germânico, ele os integrou ao seu reino e pavimentou o caminho que levaria à futura dinastia Otoniana. Soberano reformador, preocupado com a ortodoxia religiosa e cultura, ele protegeu as artes e as letras.
Carlos Magno morre em 814, com isso o Império Carolíngio começou a enfraquecer. ... Após a morte do rei Luis, seus filhos disputaram o trono entre si pelas armas. Guerra que durou três anos e terminou com a assinatura do Tratado de Verdum, em 843.
Carlos Magno
Grande defensor dos dogmas católicos, foi coroado Imperador do Sacro Império Romano Germânico, em 800, pelo Papa leão III, após tornar-se Rei dos Francos (768 a 814) e dos Lombardos (a partir de 774), constituindo assim, o grande Império Carolíngio, que recebeu esse nome em sua homenagem.
Uma coisa legal de saber pra vc jogar na cara do seu professor ( to brincando kkk ) é que o nome carolíngio n foi dado em homenagem a carlos magno mas sim ao pai de um imperador anterior à magno.
Resposta. a) Abusos de pode, corrupção interna na administração , Barbarização do exercito,ou seja , inserção de barbaros entre os soldados, a crise do escravismo , falta de dinheiro para pagar os soldados , falta de manutenção das muitas religiões , fronteiras enfraquecidas.
Resposta. Por que foram períodos marcados por violência, as populações estavam constantemente sob ataque e necessitavam de proteção. O feudalismo surge para atender essa necessidade de estar sob proteção e ter ao menos moradia e alimentação garantidas.
Com a morte de Carlos Magno, em 813, o poder passou para seu filho Luís, o Piedoso, que governou até 840. ... A morte de Luís significou o fim da unidade imperial. Seus três filhos repartiram o Império no Tratado de Verdun (843).
Os filhos de Carlos Magno não tinham a capacidade do pai,o Imperio acabou se dividindo em partes e acabou se tornando um feudo, os nobres não deram oportunidade para eles (os filhos de Carlos Magno) e com isso, os nobres começaram a cuidar e defender seus próprios feudos.
Resposta. O império carolíngio também conhecido como o império de Carlos Magno, foi importante pq teve um momento de maior esplendor do Reino Franco que ocupava a região central da Europa.
Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio.
A principal característica política administrativa do Império Carolíngio foi a distribuições de terras entre os oficiais e soldados mais leais à realeza, mediante um juramento de fidelidade ao Imperador.
Resposta: organizou um exército forte, do qual faziam parte, além de seus soldados, os grandes proprietários de terras acompanhados de certo número de camponeses equipados para a guerra. Com esse exército, ele expandiu as fronteiras do reino, constituindo o Império Carolíngio.
As artes sumptuárias e a escultura em marfim atingem a máxima expressão. As balizas cronológicas apontadas para esta renovação cultural vão de 780 até às invasões dos Normandos em 887.
Missi dominici, ou enviados do senhor; eram funcionários encarregados por Carlos Magno de percorrer o Império e informar o soberano sobre a administração dos seus domínios. Cabia também a eles impor aos condes e homens livres o juramento de fidelidade ao imperador.
Renascença carolíngia, ou Renascimento Carolíngio, é o nome dado à ideia de um renascimento da literatura e das artes liberais que teria ocorrido principalmente no reinado de Carlos Magno. ... Com isso o medievo ficou definitivamente influenciado pelas ideias dos mestres da Antiguidade.
Soberano reformador, preocupado com a ortodoxia religiosa e cultura, ele protegeu as artes e as letras. O seu reinado também está associado com a chamada Renascença carolíngia, um renascimento das artes, religião e cultura por meio da Igreja Católica.
Foi o incentivo dado à população cultural (letras , artes e educação) durante o governo de Carlos Magno . Ele estimulou o desenvolvimento da cultura , com a abertura de escolas e mosteiros , a tradução e a cópia de manuscritos antigos e a patrocinação de artistas .
Resposta. A lei fala sobre a proibição dos trabalhos pesados aos domingos para qualquer um,inclusive os servos. Carlos magno pretendia(puxar o saco)da Igreja Católica com essa lei.
O ato de vassalagem, administrar as províncias a pessoas de sua confiança como duques, marqueses e condes. Deu muita importância à educação, as escolas do palácio frequentadas apenas pelos filhos dos nobres, preparavas-os para assumir a administração do reino.
A aliança entre o imperador e o papa foi benéfica para ambos, já que enquanto Carlos Magno conseguia expandir suas fronteiras e riquezas, a Igreja conseguia mais fiéis e riqueza, que eram doadas pelo imperador.
Resposta. Primeiramente foram organizados pela dinastia Merovíngia, resultando numa grande expansão territorial e fortalecimento da igreja. Consequentemente, o espalhamento do poder católico acabou enfraquecendo os reis, e assim, o poder passou a ser exercido pelos mordomos do paço ("braço direito do rei").
Clóvis I
De todos os povos bárbaros germânicos, os francos merecem especial atenção, pois conseguiram estruturar um poderoso Estado de grande significação na Alta Idade Média européia. Esse Estado franco formou-se e expandiu-se sob o governo de duas dinastias: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)