Resposta. Milagre Econômico ou "milagre econômico brasileiro" é a denominação de um período da história do Brasil que durou de 1968 a 1973. Esse período foi caracterizado por aceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), industrialização e baixos níveis inflacionários.
O fim do milagre econômico deixou outras consequências: Em quatro anos, quadruplicou o valor da dívida externa; Com a crise do petróleo, a inflação chegou a quase 100% a.a. Com o desemprego, aumentou em 272% o número de favelas só em São Paulo.
Entre os pontos negativos estão o aumento galopante da dívida externa, o fato do "milagre econômico" ter sido construído com obras nas quais as condições de trabalho eram precárias (com inúmeras mortes) e ter servido como um "impulso" para a manutenção de uma ditadura no Brasil.
O Milagre Econômico foi responsável pela internacionalização da economia brasileira, criação de novo mercado consumidor interno e externo, aumento do PIB, crescimento da economia, etc. ... Dessa forma, o crescimento econômico desse período garantiu, na verdade, que a “riqueza na mão de poucos” se concentrasse ainda mais.
A década de 80 no Brasil ficou conhecida como a década perdida (do ponto de vista econômico, do crescimento e do desenvolvimento) e terminou com uma hiperinflação. Ainda ao início dos anos 80 do século passado o Brasil vivia a ditadura militar.