A chamada Declaração de Caracas foi proclamada, em novembro de 1990, pela Conferência Regional para a Reestruturação da Atenção Psiquiátrica na América Latina no contexto dos Sistemas Locais de Saúde (SILOS), convocada pela Organização Mundial da Saúde (WHO, 1990).
DECLARAÇÃO DE CARACAS. Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde, 1990. DELFINI, Patrícia Santos de Souza; SATO, Miki Takao; ANTONELLI, Patrícia de Paulo; GUIMARÃES, Paulo Otávio da Silva.
Que os recursos, cuidado e tratamento devem: Salvaguardar invariavelmente a dignidade pessoal e os direitos humanos e civis; Estar baseados em critérios racionais e tecnicamente adequados; Propiciar a permanência do paciente em seu meio comunitário.
A Lei indica uma direção para a assistência psiquiátrica e estabelece uma gama de direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais; regulamenta as internações involuntárias, colocando-as sob a supervisão do Ministério Público, órgão do Estado guardião dos direitos indisponíveis de todos os cidadãos brasileiros.
O serviço substitutivo é um dispositivo de atenção em saúde mental que significa, entre outras coisas, a possibilidade de se cuidar do portador de sofrimento mental sem retirá-lo totalmente de seu meio, bem como a facilidade maior do mesmo no acesso ao hospital psiquiátrico, principalmente a partir do momento em que ...
Os serviços de emergências psiquiátricas relacionam-se com todos os serviços hospitalares e extra-hospitalares, possibilitando a organização do fluxo das internações e evitando sobrecarga da rede de saúde mental.
Doença crônica, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, gravidez indesejada, pais adolescentes e envolvimento em casamentos prematuros ou forçados também são considerados como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças de ordem emocional ou mental.
Além de fatores relacionados com o mundo moderno, as doenças psicológicas podem ser desencadeadas por alguns fatores genéticos, problemas hormonais e bioquímicos, perdas, frustrações e decepções. É importante destacar também que alguns problemas ainda permanecem sem causa conhecida.
Os fatores de risco para problemas de saúde mental a que as crianças e adolescentes estão expostos podem ser agrupados da seguinte forma: fatores biológicos, relacionados a anormalidades do sistema nervoso central, causadas por lesões, infecções, desnutrição ou exposição a toxinas; fatores genéticos, relacionados à ...
Diversos distúrbios de saúde mental importantes, como depressão, transtornos de ansiedade e transtornos alimentares, costumam surgir durante a infância e na adolescência. Esquizofrenia e distúrbios de saúde mental relacionados (por vezes chamados distúrbios psicóticos) são muito menos comuns.
Saúde mental é um conceito que engloba desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, até distúrbios psicológicos e de comportamento (ansiedade e estresse, por exemplo) diretamente relacionados com as condições de vida impostas pela sociedade atual.
Sintomas de problemas psicológicos em crianças
Quais são as principais doenças psiquiátricas?
5 sinais de quem possui transtornos mentais
Doenças psicológicas mais comuns