O lixo eletrônico, visualmente, muitas vezes pode não ser considerado lixo, por não emitir odor e não sujar os espaços, as pessoas muitas vezes não o associam como deveriam. ... Os eletrônicos têm em sua composição o mercúrio, um metal líquido, além do chumbo e do cádmio, elementos químicos que danificam o meio ambiente.
Componentes eletrônicos expostos em aterros sanitários ou mesmo em pontos de descarte irregular podem liberar substâncias tóxicas como Mercúrio, Cobre, Cádmio e, além disso, impedir que outros componentes sejam reaproveitados pela indústria, diminuindo o impacto ambiental.
E-lixo, resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE) ou lixo eletrônico. Todos esses termos se referem à mesma coisa: produtos elétricos e eletrônicos quebrados, danificados ou sem utilidade por algum motivo e pilhas descarregadas que devem ser descartados.
Para não provocar danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos - escolas e universidades - com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente.