Um estudo do King's College London mostra como os chamados fibroblastos (células que produzem fibras colágenas e sustentam tecidos do corpo) podem ter implicações no tratamento de cicatrizes.
O colágeno é sintetizado intracelularmente em pequenas porções por diferentes tipos celulares, principalmente por fibroblastos, condroblastos e osteoblastos, e exportado para fora da célula, onde através de enzimas polimerizantes adquire sua estrutura em tripla hélice.
O colágeno diretamente isolado, ou adicionado a alimentos, bebidas e pílulas são digeridas em aminoácidos, absorvidos pelas células no intestino delgado e utilizados para produzir proteínas quaisquer conforme as necessidades do corpo.
O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo e faz parte da constituição não só da pele, mas também das articulações, nervos, cabelos, músculos e outros tecidos.
O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar, feito principalmente a partir de ossos e de cartilagem bovina, que pode ser utilizado para promover a produção de colágeno natural pelo corpo, ajudando a melhorar o aspeto da pele e a fortalecer as articulações, unhas e cabelo.
O colágeno hidrolisado é a melhor opção porque ele é mais bem absorvido no intestino. No entanto, seu efeito não é o de repor o colágeno que já foi perdido, mas sim de estimular a produção pelas nossas células. Esse tipo pode ser encontrado de três formas: pó, cápsula ou líquida.
Até o momento não se sabe se o consumo de suplemento de colágeno faz mal. Entretanto, ele pode causar efeitos colaterais, como sensações de peso, azia e reações alérgicas.
Apesar de não ter contraindicação, é importante que esses compostos só sejam usados com orientação médica já que o excesso de uso pode trazer danos à saúde, principalmente no caso de mulheres gestantes ou em fase de amamentação. Além disso, vale ressaltar que o uso dos suplementos não funciona isoladamente.
O colágeno pode ajudar na perda de peso, uma vez que preenche rapidamente o estômago, fazendo com que o processo de esvaziamento aconteça mais devagar. Dessa forma, prolonga a sensação de saciedade, fazendo com que se consuma menos calorias. Consequentemente, auxilia no emagrecimento.
Se a intenção é melhorar a saúde óssea e das articulações, o melhor é consumir o colágeno à noite ou pelo menos uma hora do jantar. E para melhorar o aspecto da pele, sugere-se o colágeno uma hora entre as refeições.
O melhor horário para tomar colágeno costuma ser na parte da noite, logo após o jantar, a última refeição do dia. Segundo especialistas, seus componentes têm melhor absorção pelo organismo durante esse período.
Há várias formas de colágeno hidrolisado para suplementação: shakes, em pó, cápsulas etc. A dose diária indicada pela maioria dos estudos, é de 10 gramas por dia.
Colágeno tipo II 40MG; Excipiente q.s.p 1 cápsula. Tomar 1 cápsula ao dia. 4 Meses para cada pote.
"Muitas pessoas apenas entendem a necessidade do colágeno quando percebem a diminuição da firmeza e elasticidade da pele com o aparecimento de rugas e celulites, mas queda de cabelos, unhas fracas, quebradiças e com escamação são sinais clássicos da indispensabilidade do colágeno no organismo", esclarece a ...
Comparativo das melhores opções de colágeno hidrolisado