Metameria, em zoologia, é sinônimo de segmentação corporal. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior. Esses segmentos também podem ser chamados de metâmeros.
Tagmatização é o fenômeno de fusão de alguns segmentos dos artrópodes em segmentos maiores. ... Exemplos de artrópodes: camarões e escorpiões. Esses animais possuem o corpo segmentado e, em alguns deles, ocorre a fusão de alguns de seus segmentos em um maior segmento, como o tórax.
substantivo masculino [Biologia] Região do corpo dos artrópodes formada por vários segmentos semelhantes, fundidos ou não. Etimologia (origem da palavra tagma). Do grego tagma.
Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.
Metameria é sinônimo de segmentação corporal, e surge durante o desenvolvimento embrionário. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes, denominados metâmeros), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior.
Isomeria de compensação ou metameria é quando os isômeros se diferem pela posição do heteroátomo na cadeia carbônica. A isomeria de compensação ou metameria é um tipo de isomeria plana, ou seja, a diferença entre os isômeros pode ser identificada por meio da análise da fórmula estrutural plana da molécula.
Quando falamos em metamorfose (do grego metabole = mudança), referimo-nos às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo e até mesmo na forma de vida de alguns organismos durante seu desenvolvimento.
O corpo segmentado é visível externamente na forma de anéis, com sulcos bem marcados separados um dos outros. Algumas estruturas, como os órgãos excretores e os gânglios do sistema nervoso, se repetem internamente em cada segmento, também chamado de metâmero. Dizemos por isso que o corpo dos anelídeos é metamerizado.
Corpo não segmentado ou indiviso: corpo que não apresenta qualquer divisão.
Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.
Além do tubo digestório completo, têm um sistema circulatório fechado, isto é, têm boca e ânus e também apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro dos vasos. O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida.
O sistema circulatório é fechado, com uma grande rede de vasos muito finos sob a pele, os capilares, para a troca de gases com o ambiente. O sangue das minhocas é vermelho, por causa da hemoglobina, o mesmo pigmento encontrado nos glóbulos vermelhos dos vertebrados.
O sistema circulatório das minhocas tem dois vasos sanguíneos principais que percorrem o corpo do animal no sentido do comprimento. Um desses vasos é a artéria ventral, por onde passa o sangue levando oxigênio aos órgãos. ... O órgão não faz falta, pois a respiração das minhocas é feita através da pele.
A respiração dos anelídeos pode ser realizada de diferentes formas. Algumas espécies apresentam respiração cutânea, outras, no entanto, apresentam respiração branquial. ... Na maioria dos anelídeos, como as minhocas, observa-se a presença de metanefrídeos, estruturas que coletam o líquido diretamente do celoma do animal.
- Respiração cutânea indireta, dependente de um meio úmido para sobreviver. Nas minhocas, a epiderme não possui uma camada de revestimento queratinizada (impermeabilizante), o que dificultaria as trocas gasosas. Contudo, secreta uma substância (muco), que lubrifica e umidifica a pele.
Respiração: o sistema respiratório varia dependendo da classe de artrópode. Em crustáceos, a respiração é branquial, ou seja, através de projeções chamadas de brânquias o oxigênio presente na água é capturado.
A característica principal dos anelídeos é que possuem um corpo cilíndrico, dividido em anéis e alongado. Os anelídeos são animais invertebrados pertencentes ao filo Annelida. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
Os Hirudíneos: Sugadores de Sangue As sanguessugas pertencem à classe dos hirudíneos e são encontradas no mar, na água doce e em meio terrestre úmido. Do mesmo modo que as minhocas, possuem corpo segmentado, clitélo e não tem cabeça diferenciada e muito menos parapódios.
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo.
Os três grupos (classes) dos anelídeos e seus representantes são: Polychaetas: apresentam muitas cerdas na lateral do corpo. Exemplo: vermes aquáticos. Oligochaeta: são animais com poucas cerdas no corpo.
Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado). Apresentam simetria bilateral e são celomados, triblásticos e protostômios (durante o desenvolvimento embrionário, formam inicialmente a boca e, depois, o ânus).
Possuem metameria (segmentação do corpo), um complexo sistema digestivo e sistema cutâneo. Como exemplos de anelídeos podemos citar as minhocas, o minhocuçu, as sanguessugas, os tubifex e os nereis (poliquetas). Existe aproximadamente 15 mil espécies conhecidas no filo annelida.
A classificação dos anelídeos normalmente utiliza o critério da presença de cerdas, sendo possível diferenciar três grupos: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea. Anelídeos são animais conhecidos, principalmente, pelo corpo cilíndrico, alongado e segmentado.
Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".