Nínive caiu em 612 a.C., e foi arrasada até o chão. O povo na cidade, que não pôde escapar para as últimas fortalezas assírias no oeste, foi massacrado ou deportado. Muitos esqueletos não enterrados foram encontrados por arqueólogos no sítio.
três dias
(em babilônio: Bâb-ilim ou Babil, 'porta de Deus'), uma das cidades mais importantes da Antigüidade, cuja localização é assinalada, atualmente, por uma região de ruínas a leste do rio Eufrates, a 90 km ao sul de Bagdá, no Iraque.
Diz a Bíblia que Nabucodonosor, após mandar matar os judeus numa fornalha, enlouqueceu e morreu crendo que era um lobo. A Babilônia se localizava onde hoje está o Iraque, de tal sorte que os sítios arqueológicos padecem com guerras.
No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa. Nabucodonosor, principal rei do Segundo Império Babilônico, construiu a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia.
História. De origem árabe, os caldeus ocuparam terras pertencentes a Mesopotâmia. Ao lado dos Medos (povo da média) derrotaram os assírios que ali habitavam, formando assim um grande império: O "Segundo Império Babilônico" ou "Império Neobabilônico". Por esse motivo, os caldeus são chamados também de "novos babilônios" ...
O Cativeiro Babilónico ou Babilônico, também chamado de Exílio ou Cativeiro na Babilónia ou na Babilônia, é o nome geralmente usado para designar o exílio dos judeus do antigo Reino de Judá para a Babilónia por Nabucodonosor II.
Diáspora judaica (no hebraico tefutzah, "dispersado", ou גלות galut "exílio") refere-se a diversas expulsões forçadas dos judeus pelo mundo e da consequente formação das comunidades judaicas fora do que hoje é conhecido como Israel, partes do Líbano e Jordânia (por dois mil anos).
Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).
Eles passam 400 anos debaixo de chicote, até que Moisés, um desses descendentes, liberta os israelitas, e leva todo mundo de volta para a velha Canaã, de onde o patriarca Jacó tinha saído.