Dica: Se você não gosta do gosto amargo e ardido do rabanete, retire a acidez do alimento com um pouco de suco de limão. Basta colocar o rabanete já fatiado de molho no suco por alguns minutos antes de preparar a salada.
Ame ou odeie, o rabanete é um ingrediente com sabor marcante e recheado de benefícios. Prima da couve e do repolho, essa hortaliça oferece vitaminas e minerais, além da água, que o proporciona função diurética. “Seus antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e a produção de radicais livres.
“O rabanete possui também efeito diurético, prevenindo infecções no sistema urinário, e ação desintoxicante, purificando o sangue e eliminando toxinas do nosso organismo”, lembra a nutricionista. Esta hortaliça é fonte de antocianinas, que têm ação antioxidante e previnem doenças cardiovasculares.
O rabanete é fonte de vitamina C e contém uma boa quantidade de potássio, sódio e magnésio.
Quem não deve comer? A especialista explica que algumas pessoas podem apresentar alergia ao rabanete. Além disso, quem tem gastrite deve evitá-lo. Há ainda aqueles indivíduos com sensibilidade intestinal ao rabanete, já que ele pode causar excesso de gases.
Além do rabanete, existem outros alimentos fontes dessa substância: couve, repolho, agrião e brócolis.
As qualidades únicas do aipo são principalmente a trituração de celulose que fornece, e as substituições sugeridas como daikon, rabanete, bok choy ou similares têm menos probabilidade de estar em sua despensa.
O BRÓCOLIS pode ser substituído por couve-flor, couve e repolho, que agem contra o câncer. A COUVE pode ser substituída por acelga, escarola e espinafre, aumentando as defesas do organismo. A MAÇÃ pode ser substituída por goiaba, laranja e pera, que são igualmente ricas em fibras.
Plante em solo fofo e sem pedras ou as raízes poderão ficar tortas e ramificadas, especialmente para as cultivares que têm raízes compridas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com pH acima de 5,5. O rabanete não precisa de solo rico em nitrogênio.
Pode crescer sob sol direto ou na sombra parcial desde que a luminosidade seja alta. 2. Plante em solo fofo e sem pedras ou as raízes poderão ficar tortas e ramificadas, especialmente nos cultivares que têm raízes compridas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com pH acima de 5,5.
O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, em regiões de clima ameno e recomenda-se o plantio de abril a junho, nas demais regiões do Brasil, onde o verão é sempre quente e chuvoso. A colheita começa de 25 a pouco mais de 30 dias depois da semeadura. É feita através do arrancamento completo da planta.
O húmus de minhoca proporcionou melhor resposta produtiva às plantas de rabanete aos 35 dias após o transplante. A utilização de adubos orgânicos é uma alternativa viável ao cultivo de rabanete em substituição aos fertilizantes minerais.
Os rabanetes adoram sol direto e não crescem tão bem quando sujeitos a qualquer tipo de sombra. Em termos de solo, este deve ser fresco e rico em nutrientes: antes de semear, junto cerca de 10cm de adubo ou estrume à terra, misturando-o muito bem, até uma profundidade de 30cm.
Plantando Rabanetes:
Em média, após 3 semanas já pode colher os seus rabanetes, isto quando as suas raízes têm mais de 2,5 cm de diâmetro. Não deixe que o vegetal fique no solo por muito tempo, senão apodrece ou fica duro.
Eu peguei as sementes nesses saquinhos de sementes. Comprei uma de rabanete e plantei na garrafa PET, criando uma pequena cova e enfiando a semente. Nos dias seguintes, reguei uma vez por dia e o rabanete começou a brotar em poucos dias.
Faça sulcos de 30cm e com 2cm de profundidade, colocando uma semente a cada 5 cm ou caso deseje, você pode cultivar beterraba em vasos.
O legume exige sol pleno e atenção durante o cultivo Assim como a batata-doce, plantar beterraba é mais fácil do que parece. A maneira mais comum é colocá-la em um recipiente parcialmente coberto com água para que os primeiros brotos se desenvolvam e, voilá: temos uma horta em casa.
Técnicas de plantio Antes de plantar as sementes se faz a imersão delas em água corrente, por 12 horas. As mudas são transplantadas cerca de 20 a 30 dias após a semeadura, quando tiveram de 5 a 6 folhas e 15 cm de altura.
100 dias
120 dias
Pode ser genético, algumas cultivares tem tendência de ter raízes curtas. No caso de excesso de água na primeira fase, a raiz não cresce para baixo porque já tem água suficiente. ... - Excesso de água = muita água no canteiro faz com que o “pavio” da cenoura apodreça e após a raiz se regenerar forma-se duas ou mais pontas.
Apesar da cenoura poder ser plantada durante todo o ano, o bom desenvolvimento depende da cultivar. Cultivares do grupo Nantes podem ser plantadas no outono e inverno, e cultivares do grupo Brasília são recomendadas para o final do inverno, primavera e verão.
Deve-se enterrar as sementes a cerca de 1 cm de profundidade, 15 cm umas das outras e em linhas afastadas de 20 cm. 9. Após o plantio, regue o canteiro para iniciar o processo de germinação. Em geral, a primeira irrigação deve ser feita até atingir 20 centímetros de profundidade.
Coloque as cabeças de cenoura em um pote com água (não cobrir) e aguarde 15 dias. As raízes começarão a brotar folhas. Você pode preparar um vaso e plantar as cabeças de cenoura após brotarem. Isso gerará folhas ainda mais fortes.
Alguns cuidados e macetes no cultivo de cenoura em vaso