Uma dieta equilibrada demanda um alto consumo de feno, pois se trata de uma alternativa rica em fibras, embora não tenha grande quantidade de nutrientes. O ideal é que os equinos se ingiram cerca de 1% do seu peso corporal em feno. Em relação à água, a proporção é de cerca de 2 a 4 litros para cada quilo.
Coloque cavalo para andar com você por cerca de dez minutos, alternando caminhada com trote leve e trote intenso, isso vai aumentar a frequência cardíaca e respiratória sem forçar demais a musculatura.
Ganhe a confiança do cavalo. Passe algum tempo com o cavalo todos os dias. No início, apenas fique perto dele e escove seu pelo. A escovação do pelo conecta o cavalo ao dono, fortalecendo o vínculo entre os dois. Deixe-o por perto enquanto você trabalha no pasto — assim, ele aprenderá a confiar em você.
1. Aproxime-se do cavalo assustado devagar e suavemente: Evite movimentos bruscos e ruídos ao se mover. E nunca se aproxime de um local fora da visão do animal, por exemplo, às costas dele.
Quando um cavalo pula, solte imediatamente os quartos traseiros do cavalo. Isso é feito puxando suas rédeas bruscamente para a esquerda ou direita, e fazendo com que o seu cavalo toque o nariz na sua perna. Um cavalo não pode pular quando está nesta posição; ele só pode mover-se em um círculo incrivelmente apertado.
Deixe a rédea esquerda cair sobre o pescoço do animal de forma a ficar na direita. Jogue a rédea direita para que ela caia a esquerda. Deixe a cabeçada escorregar pelo seu braço. Levante a coroa do cabresto sobre as orelhas do cavalo e passe a correia pelo nariz, para fora da cabeça do cavalo.
Coloque o cavalo no redondel com cabresto e toque-o para apenas um lado por cinco minutos. Em seguida, mude de lado e faça-o rodar por mais uns cinco minutos. Nas primeiras vezes, acaricie o equídeo quando pará-lo para que ele relaxe. Use os comandos de voz para tocá-lo e pará-lo.
As hastes dos freios atuam como alavancas, assim, os freios exercem pressão não só na boca, mas também no queixo e na nuca do cavalo. ... Possui um bocal articulado cuja articulação fica sobre a língua do animal como o bridão, e assim como o freio possui duas hastes uma de cada lado do bocal e uma barbela.
Posicione a mão bem à frente do pito da sela, de modo que haja espaço suficiente até a rédea do pescoço. Posicione a mão em punho fechado com o dedão para cima. Seu dedo indicador deve ficar entre as duas rédeas com o resto da sobra das rédeas passando através da palma da sua mão.
Uma dica é nunca olhar para baixo e sim para o lugar onde você quer que o cavalo vá e jamais prender a respiração, pois deixa o corpo tensionado prejudicando o desempenho, não segurar as rédeas violentamente.
A dimensão do redondel deve estar entre 12 e 35 metros de diâmetro, não deve ser menor do que 12 metros de diâmetro, sendo que os mais comuns variam entre 15 e 20 metros.
Por exemplo, se o cavalo estiver pensando em disparar, só aperte-o com as pernas e diga, "Para a frente!" Às vezes os cavalos lhe desrespeitam por não lhe conhecerem. Reserve algum tempo para sentar com o cavalo e acariciá-lo. Dê a ele algumas cenouras e escove-o.