epitelial do germe dentário apresenta o aspecto de um sino com sua concavidade mais acentuada e suas margens mais aprofundadas. É nesta fase que ocorre o início de diferenciação das diversas células do germe dentário.
O órgão do esmalte é composto pelo epitélio externo (células pavimentosas, na região de convexidade) e epitélio interno (células cilíndricas baixas, na região de concavidade), entre os dois grupos celulares se encontram as células do retículo estrelado 6,15,20.
Essa região recebe o nome de retículo estrelado. Na parte externa do órgão do esmalte, observa-se logo abaixo o epitélio interno do órgão do esmalte, a condensação ectomesenquimal, que recebe o nome de papila dentária e futuramente dará origem ao complexo dentino-pulpar.
Odontoblasto é uma célula responsável pela síntese ou produção da dentina, a camada situada na parte de baixo do esmalte, sua principal função é a dentinogênese. ... Na parte da coroa do dente, os odontoblastos se apresentam como células colunares altas, já na metade da raiz, como colunares baixas.
É uma das partes formadoras do dente, localizado mais internamente, abaixo do esmalte e do cemento. É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita.
Os dentes são órgãos de origem mista, epitelial e mesenquimal. Desenvolvem-se devido à sinalização recíproca entre o ectoderma oral embrionário que dá origem ao órgão do esmalte e ao mesênquima derivado das células da crista neural craniana que dá origem à papila dentária e ao folículo dental.
É importante lembrarmos que as células da polpa dentária, são de origem mesodérmica (Células ectomesenquimais) e, portanto, só originarão tecidos de origem mesodérmica. Inúmeros estudos têm isolado células altamente proliferativas, derivadas da polpa dentária.
Em sendo o órgão do esmalte a porção de origem epitelial do germe dentário, é função das células e estruturas que o formam dar origem ao esmalte dentário através de um processo conhecido por amelogênese.
Folículo (saco) dentário (ectomesênquima ao redor): derivado das células migradas das cristas neurais (ectomesênquima). Envolve totalmente o órgão do esmalte e a papila dentária.
A papila dentária é o tecido embrionário responsável pela formação do complexo dentina-polpa(dentina e polpa dentária).
A formação do esmalte faz parte do processo global do desenvolvimento dentário. ... A formação do esmalte é vista na primeira fase da coroa. Amelogênese, ou formação do esmalte, ocorre após a formação da dentina, através de células conhecidas como ameloblastos.
FASE DE BOTÃO A lâmina dentária vai originar um broto de células, devido à suas numerosas mitoses. Ao redor da lâmina dentária, as células do ectomesênquima começam a se aglutinar (condensar) na região abaixo do broto. ... As células na convexidade externa do capuz formam o epitélio externo do órgão do esmalte.