EQST

O QUE Fascculo Atrioventricular?

O QUE É Fascículo atrioventricular?

O Feixe de His, ou fascículo atrioventricular, é um feixe de fibras localizado no interior do músculo cardíaco do septo interventricular.

Como ocorre a estimulação elétrica do coração?

As células do nódulo sinusal por meio das reações químicas no seu interior geram o impulso elétrico que se propaga pelos átrios e produz a contração do miocárdio atrial. O estímulo elétrico se propaga pelos átrios, em ondas e através de vias preferenciais chamadas vias internodais.

O que é o sistema de estimulação e condução cardíaca?

O coração é um órgão do sistema cardiovascular e gera seus próprios impulsos elétricos que cursam um trajeto próprio, especialmente desenhado para ajudar na distribuição de um potencial de ação através do músculo cardíaco. Os nós e redes das células “especializadas” do coração constituem o sistema de condução cardíaca.

O que significa dizer que a membrana está polarizada?

Para o potencial da membrana de uma célula, o ponto de referência é fora da célula. ... Por existir uma diferença de potencial na membrana celular, a membrana é dita polarizada. Se o potencial da membrana se torna mais positivo do que está no potencial de repouso, então a membrana é dita despolarizada.

O que é polarização em fisiologia?

Essa fase é conhecida como polarização. Em repouso, a membrana plasmática do axônio bombeia Na+ para o meio externo e, ao mesmo tempo, transfere íons K+ para o interior da célula. Nesse momento, pode ocorrer também a difusão passiva de sódio para o interior da célula e de potássio para fora.

O que causa a despolarização da membrana no potencial de ação?

Essa despolarização é causada por transientes iônicos através da membrana frente à estímulos que atinjam o limiar de excitabilidade da célula. Assim como no potencial de repouso, no potencial de ação também há um íon que “domina”, e esse íon é o Na+.

Quais fatores levam a Hiperpolarização da membrana celular durante o potencial de ação?

Hiperpolarização (saída do excesso de potássio) Quando uma célula recebe um estímulo inibitório, ocorre a saída do íon potássio (K+) e a entrada do íon cloro (Cl-), tornando o meio interno da célula mais negativo e o meio externo mais positivo, inibindo a propagação do potencial de ação.