A adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, em razão das alterações hormonais. Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade, tendo as meninas o acontecimento da primeira menstruação ou menarca, o aumento dos pelos vaginais e o crescimento dos seios.
Muitas vezes, os adolescentes mudam o jeito de se vestir, se dedicam a novos hobbies ou demonstram outros interesses que podem parecer estranhos para aqueles que o conhecem desde a infância; outras vezes, podem engajar em comportamentos de risco, como uso de substâncias, violação de regras e atitudes promíscuas, que ...
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
Se a vida é uma só, não se esqueça de aproveitar ao máximo suas amizades!.
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.
Mudanças fisiológicas Estirões de crescimento. Aumento da sudorese. Aparição de problemas com acne. Nascimento dos pelos pubianos e pelos nas axilas.
É nessa fase que observamos, por exemplo, o crescimento rápido em tamanho, o surgimento dos pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, surgimento de odor nas axilas, aumento do seio das meninas e aumento do volume testicular dos meninos.
As mudanças hormonais. A voz dos meninos engrossa, as meninas menstruam pela primeira vez (menarca), entre outras... A voz torna-se mais grave, oleosidade na pele produz espinhas, surgimento de pelo onde não havia.
Quais são as alterações físicas que os adolescentes experimentam e como essas alterações os afetam em termos psicológicos? ... Começa a cooperar, leva em conta o outro; O pré-adolescente fica confuso porque treina sua capacidade de pensar abstratamente. Questiona valores.
A digestão dos alimentos, o amadurecimento das frutas, o cozimento dos alimentos, o enferrujamento do ferro, a queima de um papel, a efervescência de um antiácido e o derretimento do gelo são apenas alguns exemplos das muitas transformações da matéria que ocorrem o tempo todo.