Exercício resistido é um tipo de exercício que aumenta a força dos músculos com o levantamento de pesos ou o uso de faixas elásticas. Por enquanto, em seu programa de Reabilitação Cardiovascular, você tem feito exercícios aeróbios (caminhadas, corridas, bicicleta), que fortalecem o coração e os pulmões.
Durante o exercício resistido, como em qualquer esforço físico, a pressão arterial eleva-se devido ao aumento do débito cardíaco, pressão intratorácica e mecânica da musculatura ativa sobre os vasos sanguíneos, aumentando a sobrecarga cardiovascular (CANUTO et al., 2011).
Treinos de força são feitos com mais séries, repetições baixas, tempos de descanso longos e cargas altas. Já um treinamento de hipertrofia seria feito com quantidade menor de séries comparado ao de força, com cargas e repetições moderadas e descansos mais curtos, correto?
Fortalecer os músculos é muito importante para a saúde já que eles são fundamentais para a funcionalidade do organismo. Além de melhorar o condicionamento aeróbico, ter a musculatura forte e resistente também protege os ossos e articulações e melhora o metabolismo.
Exercícios em casa: cinco opções simples para fortalecer coxas, panturrilhas, glúteos e abdômen