Eversão é o movimento combinado de três movimentos do pé: Flexão Dorsal, Abdução e Rotação externa.
O Ligamento Anterior e o Calcaneofibular são os mais freqüentemente lesionados nas torções em inversão do tornozelo. Isso porque com o pé em flexão plantar, o tálus é mais instável no encaixe do tornozelo, e portanto mais dependente do suporte ligamentar.
Conclusão: A Radiografia de Estresse é uma metodologia importante e de baixo custo no diagnóstico das lesões crônicas do complexo lateral do tornozelo.
Os estabilizadores estáticos são representados pelos ligamentos. O estabilizador medial é o ligamento deltóide. A estabilidade lateral estática é fornecida pelo complexo ligamentar lateral formado pelos ligamentos fibulotalar anterior (LFTA), fibulocalcâneo (LFC) e fibulotalar posterior (LFTP).
Os estabilizadores mecânicos ou estáticos do ombro são: glenóide óssea, lábio glenoidal, cápsula articular, ligamentos glenoumerais. Os estabilizadores dinâmicos são: músculos do manguito rotador e escapulares.
São eles os músculos flexor curto dos dedos e quadrado plantar, quatro músculos lumbricais do pé, três músculos interósseos plantares e quatro músculos interósseos dorsais. Os músculos plantares mediais atuam sobre o dedão do pé, ou hálux. São os músculos abdutor do hálux, adutor do hálux e flexor curto do hálux.
Músculos extrínsecos: estão abaixo do joelho e na inserção do pé e são os responsáveis por realizarem os movimentos do tornozelo chamados de dorsiflexão, plantiflexão, inversão e eversão. Além disso, esses músculos também atuam na movimentação dos artelhos (dedos).
Extensão (flexão plantar):
Os músculos anteriores da perna são um grupo de músculos que se encontra no compartimento anterior da perna, localizado na região anterolateral da perna. Eles também são conhecidos como os dorsiflexores da perna.
A dor na lateral do pé seja interna ou externa, pode ter diversas causas como, fadiga muscular, joanete, tendinite ou entorse. Na maioria dos casos se trata de uma dor que não terá duração superior a dois dias e que pode ser tratada em casa com compressas de gelo, repouso e elevação do pé.
O calcâneo é o maior dos ossos do tarso no pé. Está na parte de trás do pé (retropé) abaixo dos três ossos que compõem a articulação do tornozelo.
O cuboide é um dos ossos do esqueleto humano, localizado no pé. De forma cúbica, é o mais lateral na fileira distal do tarso. Posteriormente apresenta uma faceta articular para o calcâneo e na frente duas facetas para os quarto e quinto ossos do metatarso.
Calcâneo é o maior osso do pé humano, um dos sete que constituem o tarso, estrutura anatômica e funcional da parte superior do pé, próxima ao tornozelo. É o calcâneo que dá forma ao calcanhar.