Instavel é algo sem estabilidade, que pode cair, tombar, etc... Estável é o antônimo de instável.
Significado de Estável adjetivo Que não possui variações nem alterações; invariável, inalterável: tempo estável; personalidade estável. Que está fixo; firme, fincado: a televisão está estável sobre a mesa; construção estável.
Um sistema linear (sem restrições) é dito ser estável “se para todo sinal de amplitude limitada aplicado na entrada, o sinal de saída é também limitado. Caso contrário, é instável, ou seja, a amplitude do sinal de saída tenderá a crescer indefinidamente com o passar do tempo.”
5) Como podemos caracterizar um processo como instável ou estável? O processo estável ocorre da seguinte maneira a vasão de saída de produto é igual ou parcialmente igual a vasão de entrada. O processo instável ocorre que a vasão de saída é diferente da vasão de entrada o que desestabiliza o sistema.
O adjetivo instável indica algo que não é estável ou fixo, que muda facilmente, sendo incerto, passageiro e descontrolado. É sinônimo de inseguro, desequilibrado, oscilante, inconstante, volúvel, passageiro, efêmero, descontrolado, incerto e precário, entre outros.
Nesse sentido, o estado estável pode ser visto como a estabilidade de um paciente em se manter em um determinado estado, ou seja, existe a possibilidade de prever o estado de saúde do paciente.
No decurso da vida é expetável que todos passemos pelo leque completo das emoções humanas, incluindo aquelas que não gostamos de sentir, como a tristeza, a raiva e o medo. A estabilidade emocional é muitas vezes confundida com “estar sempre bem”.
Hemodinamicamente Estável: paciente capaz de manter o pulso e a pressão sangüínea, sem ajuda mecânica ou farmacológica. Hemodinamicamente Instável: pressão sangüínea baixa ou ausente.
1. De modo hemodinâmico. 2. Do ponto de vista da hemodinâmica ou da circulação sanguínea (ex.: o doente mantém-se hemodinamicamente estável).
São parâmetros importantes: temperatura, pulso, pressão arterial, respiração, eletrocardiograma, oxime- tria de pulso e monitorização cardíaca.
Definições : Paciente estável hemodinamicamente: Sem uso de droga vasoativa ou suporte cardiovascular com adequação cardiocirculatória. Paciente compensado em risco: Com uso de drogas vasoativas ou suporte cardiovascular e adequação circulatória.
A monitorização hemodinâmica invasiva consiste em: pressão arterial invasiva, pressão venosa central, pressão da artéria pulmonar, débito cardíaco, saturação venosa mista e outros parâmetros derivados do cateter de Swan Ganz. Essas fornecem informações qualitativas e quantitativas das pressões intravasculares.
Os parâmetros mais utilizados são:
De maneira geral, os monitores básicos têm 5 parâmetros....Confira alguns parâmetros provenientes dessa lista:
A avaliação da PVC como indicador de volemia deve ser realizada através da resposta à infusão de líquidos, de modo seriado. A ausência de aumentos na PVC de até 3 mmHg, após prova de volume pa- dronizada, quase sempre é garantia de bom desem- penho cardíaco e de espaço para reposição volêmica.
A entrega de oxigênio é determinada pela fórmula: (1) DO2= CO x CaO2 CO é o débito cardíaco e CaO2 é o conteúdo arterial de oxigênio. Os valores normais da SmvO2 variam entre 65 e 80%. Sempre que a saturação cair abaixo de 60-65% na ausência de hipoxemia, pode estar indicando uma taxa de extração aumentada.
Para tanto, um monitoramento completo inclui três etapas. Primeiro, dados são coletados através de dispositivos, anamnese (entrevista com o paciente), avaliação clínica, exames laboratoriais ou de diagnóstico. Em seguida, os dados são analisados e interpretados, levando a conclusões ou hipóteses.
A Pressão Arterial Invasiva ou PAI é um procedimento de extrema importância em uma UTI. Indicado para pacientes mais críticos, para controle rígido de pressão juntamente com drogas vasoativas. A pressão por este método é medida através de um cateter introduzido na artéria, o qual é conectado em uma coluna líquida.
No caso dos precordiais, veja como colocar eletrodos no paciente:
(DI, DII, DIII, AVR, AVL, AVF - derivações periféricas e V1,V2,V3,V4,V5,V6 - derivações precordiais). torno de 25% a menos da frequência de base da paciente.
É o registro da atividade elétrica cardíaca na superfície do tórax, de forma contínua e em tempo real, através de um aparelho, o monitor cardíaco. monitorização cardíaca contínua não invasiva, avaliando as possíveis alterações, em tempo hábil, permitindo o estabelecimento de uma terapia adequada imediata.
São colocados 3 a 8 eletrodos no tórax do paciente; O receptor é colocado na cintura do paciente ou pode ser levado no bolso; O paciente é orientado registrar os horários de suas atividades diárias e quaisquer sintomas; Após 24 horas, o paciente deve voltar a clínica para a retirada dos eletrodos e do receptor.