Carboidrato antes de dormir faz bem Se você priorizar os carboidratos complexos que são ricos em fibras, como alimentos integrais, esses também podem ser aliados da qualidade do seu sono.
Segundo Tereza Cibella, nutricionista da Equilibrium e consultora de nutrição da Adria, acreditava-se que as calorias dos carboidratos não seriam consumidas pelo corpo durante a noite, sendo acumuladas na forma de gordura, porém, essa energia é usada para o funcionamento cerebral e dos órgãos.
Não existe uma comprovação científica ligando o consumo de carboidratos a noite a um maior acúmulo de gordura corporal. O que é comprovado que gera o ganho de peso, além dos motivos genéticos, dentre outros, é a ingestão demasiada de calorias durante todo o dia.
Uma das maneiras mais saudáveis de consumir menos carboidratos é substituí-los por legumes, verduras e frutas, que além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, são fontes de antioxidantes.
O mamão de todas as manhãs é um alimento rico em fibras, mas outra fruta que pode substituir suas propriedades é a laranja. Quando consumida com o bagaço, a fruta contribui para o bom funcionamento do intestino.
1. Mamão. O mamão é rico em água e fibras, sendo bastante conhecido por seu poder em ajudar no funcionamento intestinal. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que o papaia, pois tem quase o dobro de fibras e praticamente as mesmas calorias.
Ao riscar o fruto longitudinalmente, a maturação do fruto acontece mais rapidamente, uma vez que as incisões eliminam em grande porção o látex contido na fruta, essa técnica pode alterar o sabor da fruta, pois o látex contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar o sabor.
Como qualquer fruta, o consumo em excesso pode elevar muito o nível de frutose e, com isso, contribuir para o ganho de peso. O mamão em excesso também tem efeitos laxativos, o que leva a perda de minerais importantes no corpo, além de desidratação.
Risque a casca do mamão com a ponta de uma faca e deixe no escorredor por 1 hora para que o leite saia. Depois, corte em pedaços grandes, retire as sementes e rale no lado grosso do ralador. Cubra com água e deixe em repouso por 10 horas, trocando a água umas 3 vezes no mínimo.
O primeiro passo depois de ralar o mamão é lavar em água corrente com a ajuda de um pano para que o doce não fique amargo. Depois em uma panela misture o leite e o açúcar e deixe ferver mexendo aos poucos até ficar consistente. Depois é só acrescentar o mamão ralado.