O escopo da auditoria corresponde aos limites do que será auditado. No escopo, é determinado o que é SGQ e o que não é, o que afeta a qualidade e o que não afeta. Por isso esse conceito é crucial para as auditorias internas.
Quem pode fazer uma auditoria interna? O auditor interno deve ser competente para executar as auditorias, ou seja deve ter escolaridade, experiência, habilidades e conhecimentos necessários para atender aos resultados pretendidos das auditorias que irão realizar.
Critérios da Auditoria são normas de referência, requisitos, legislação, regulamentos, especificações, procedimentos internos, dentre outros, que são usados como referência para realizar a auditoria. Pode ser interno ou externo.
Como funciona esse processo? Como mencionamos, a auditoria interna será, basicamente, um processo de verificação de algum ponto ou de toda a empresa. ... Assim, os auditores passarão em cada um dos setores que serão auditados e verificarão se todos os pontos do checklist estão sendo executados da forma esperada.
Os procedimentos de auditoria para obter evidência de auditoria podem incluir:
São as perguntas que você inclui no seu Check-list de auditoria que o levará a concluir (ou não) que as atividades inerentes aos processos estão sendo feitos corretamente....
A organização deve realizar auditorias internas a intervalos planejados para prover informação sobre os sistemas de gestão da qualidade”. Sendo assim, não existe um período definido na norma.
A norma ISO 19011 não impõe uma periodicidade especifica para as auditorias serem realizadas, pois cada processo e empresa têm suas particularidades. ... Algumas empresas, normalmente, realizam duas auditorias internas no ano.
Auditoria interna é o processo no qual é utilizado um auditor da própria empresa. ... A auditoria externa tem como principal foco a análise das políticas, procedimentos e demonstrações contábeis.