A entropia: Decorre de uma lei da natureza, onde todas as formas de organização caminham para a desorganização e morte. Sendo as empresas, uma forma de organização, estão sujeitas ao processo entrópico, ou seja, caminham para a desorganização e morte.
Morfogênese: o sistema organizacional tem a capacidade de modificar a si próprio e a sua estrutura básica Resiliência: é a capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo Edgard Schein – propõe aspectos que a teoria de sistemas considera na definição de organização como sendo um sistema aberto, com ...
O significado de equifinalidade na administração, pode ser definido como uma característica dos sistemas abertos, nos quais busca atingir um determinado objetivo por diferentes caminhos. Equifinalidade também pode ser entendida como adaptabilidade e flexibilidade.
A entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência. O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de “bagunça” e “caos”.
Para evitar o efeito da entropia ( inércia paralisadora por exemplo), eventualmente tentar revertê-lo , ou criar alguma resistência à sua inexorabilidade, há que se criar nova energia , na maior parte das vezes externa ( injeção de capital, restruturação, ou até um reinvestimento interno em mudanças de fundo e de ...
As organizações são consideradas sistemas abertos devido à sua interação com o meio externo, de onde são extraídos os recursos necessários para o seu funcionamento.
No sistema aberto, a empresa capta os recursos vindos do ambiente externo. Outra característica é a transformação, em que os insumos que são recolhidos do ambiente externo, são processados pela organização, e desta forma, ela transforma-os em produtos ou serviços.
- sistema aberto, onde se verificam trocas de energia e de matéria com o meio envolvente; - sistema fechado, onde ocorrem apenas transferências de energia; - sistema isolado, em que não há permutas de energia nem de matéria.
Resposta: A empresa é um sistema: elementos em conjunto com um objetivo certo. ... Tal conceito se estendeu também para o âmbito das empresas, que possuem inúmeros elementos, que interagem entre si e possuem objetivos para atingir um ou mais propósitos.
Na empresa vista como um sistema, as partes só ganham sentido quando estão em interação para formar o todo. É papel do gestor, assim, proporcionar a integração dos processos organizacionais para que o fluxo de trabalho ocorra sem problemas — como atrasos entre uma etapa e outra ou falta de matéria-prima.
Um sistema pode ser classificado como homogêneo e heterogêneo, dependendo do seu aspecto. Cada um dos diferentes aspectos observados de um sistema pode ser chamado de fase.