Você já teve dúvidas de ortografia sobre quando uma palavra termina em -ESA ou -EZA? Se sim, é uma dúvida comum, já que essas duas terminações têm o mesmo som. Contudo, existem algumas regras que nos ajudam a entender melhor quando usar uma e quando usar a outra. Vamos conhecê-las!
Algumas palavras terminam em -ESA simplesmente por conta da palavra latina que as originou, levando à forma terminada em -ESA. É o caso das palavras a seguir:
Dificuldades antecipadas: Relacionar a regularidade do uso do sufixo -eza nos substantivos derivadas de adjetivos, percebendo a mudança na classificação da palavra.
Sufixo – O que é Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.
As palavras terminadas com "eza" são aquelas classificadas como adjetivos ou que derivam de um adjetivo, enquanto as palavras terminadas com "esa" são aquelas que exprimem nacionalidade, títulos de nobreza e substantivos derivados de verbos terminados em "-ender". Veja os exemplos:
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso do sufixo -eza em substantivos derivados de adjetivos e do sufixo -esa em títulos de nobreza e adjetivos pátrios femininos.
A confusão entre palavras escritas com o -eza e com -esa ocorre porque esses dois sufixos são pronunciados da mesma forma. Isso acontece porque a consoante s assume o som de z quando se encontra entre duas vogais.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
Materiais necessários: Campanha sobre Gentileza/Jornal do ônibus SPtrans e cartaz “Dia da Língua Portuguesa”/UNILAB, projetor, cartolina, lápis, folhas de atividade.
A confusão entre palavras escritas com o -eza e com -esa ocorre porque esses dois sufixos são pronunciados da mesma forma….É também usado para indicar o feminino de vários títulos, principalmente de nobreza:
SÃO PAULO (SP). Secretaria de Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva. Material do professor- 5º ano. 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. pp. 125-127.
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 11-28.
SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor - 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. p. 125-127.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.
São acrescentados no final de nomes próprios masculinos modernos como, por exemplo: Eiji e Senzo. Sufixo que significa criança e é acrescentado a nomes próprios femininos modernos. Exemplos: Aiko, Haruko, Keiko, Masako, Mitsuko, Naoko, Reiko, Rumiko, Yoko, etc.
EM RELAÇÃO ÀS PALAVRAS TERMINADAS EM EZ/EZA E ÊS/ESA: Em palavras derivadas de nomes de lugares ou países, a terminação deve ser -ês ou -esa (com S). Quando a palavra é derivada de um adjetivo (qualidade ou característica), a terminação deve ser -ez ou -eza (com Z). Exemplo: gentileza e acidez.
Os sufixos mais usuais para formar o diminutivo de frio são -zinho e -inho, que dão origem às palavras friozinho e friinho. Outros sufixos diminutivos menos comuns que se podem associar a esta palavra são -zito (friozito), -ito (friito) e -zeco (friozeco).
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos, em títulos de nobreza e adjetivos pátrios.
Há, contudo, regras que nos ajudam a escrever corretamente, indicando quando as palavras devem ser escritas com s e quando devem ser escritas com z....Quando usar -EZA?
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
A justificativa para este fato é que a palavra primitiva contém “s”, razão pela qual as palavras que dela derivarem também serão escritas da mesma forma.
O fato é que não há sufixo representado por “-isar”, o que na verdade ocorre é apenas o acréscimo da terminação “ar”, visto que integra o conjunto de palavras já então grafadas com a letra “s”.
A terminação -izar verifica-se quando se acrescenta ao substantivo o sufixo verbal -izar (canal + -izar = canalizar) ou quando se junta o sufixo -ar a substantivos terminados em -za, -ze ou -z (baliza > balizar, deslize > deslizar e matiz > matizar).
Isar: O puro.
Etimologia (origem da palavra atualizar). Atual + izar.
Significado de Terminação substantivo feminino Ato ou efeito de terminar; conclusão, remate. Gramática Designação genérica (aliás, imprecisa) da parte da palavra que se opõe ao radical.
Preciso é um substantivo, é uma palavra primitiva e pode derivar o verbo precisar. ... Analisar é um verbo, se derivou do substantivo análise.
a) Que palavra primitiva originou cada palavra destacada? Fazenda e conforto .
Resposta. Resposta: Grama, caixa, cadeira, vento, gelo e alfinete.
Agulhinha é uma palavra derivada de agulha.
Significado de Caixote substantivo masculino Caixa pequena. Caixa sem acabamento, dos mais variados tamanhos, geralmente usada para transportar mercadorias; caixa.
Resposta. Caixa, caixote, caixão, caixinha, caixa de fósforos, caixa de entrada...
Caixote:tem duas interpretações distintas: 1- Pode se referir à posição de uma das mãos dos bloqueadores. 2- São os tablados especiais que lembram os berços infantis de diversos tamanhos,utilizados nos treinos de recepção de saque, de defesa e de bloqueios.
Resposta. 7 fonemas espero ter ajudado!
FONEMAS