O que é algoritmo? Um algoritmo é uma sequência de passos lógicos necessários para executarmos uma tarefa. Em outras palavras, é como se fosse um passo a passo para resolver um problema, com instruções simples e exatas.
Os algoritmos usam variáveis e um processo para alcançar um objetivo. É como quando uma pessoa quer fazer um bolo e leva em conta a receita e as experiências que já teve ao preparar o doce. Só que, no processo digital, as decisões são tomadas de forma automática, por meio de software.
Os algoritmos são muito usados para análises na bolsa de valores para tornar a tomada de decisões mais rápida do que se fosse executada por um ser humano. Como existem fatores importantes nesse meio e os erros devem ser evitados a todo custo, existe também a opção de realizar essas operações em modo manual.
Uma criptomoeda é uma moeda digital projetada para ser transferida entre pessoas em transações virtuais. Criptomoedas existem somente como dados e não como objetos físicos, portanto não é possível realmente ter o Bitcoin em mãos ou manter Ethereum no seu cofre. Bitcoin é uma criptomoeda.
O Bitcoin é basicamente um arquivo digital que existe online e funciona como uma moeda alternativa. Todas as moedas e todas as transações feitas com elas ficam registradas em um índice global –conhecido como blockchain, uma espécie de banco de dados descentralizado que usa criptografia para registrar as transações.
De forma resumida, blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas – como blocos de dados que formam uma corrente – daí o nome.
Por meio de algoritmos — uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas —, as grandes plataformas digitais são capazes de personalizar conteúdo, exercendo uma espécie de curadoria da informação. A internet dos algoritmos vem mudando o modo como a sociedade consome informação e a sua percepção do mundo.
Algoritmos são conjuntos de regras que são utilizadas pelas redes sociais (ou por buscadores, como o Google) para determinar quais resultados são visíveis para os seus usuários. Eles funcionam mais ou menos como um editor de jornal e trabalham para curar os melhores materiais e torná-los disponíveis.