O disco epifisário simboliza a área de crescimento. Durante o crescimento humano, o ser humano passa pela ossificação(que parte da diáfise-"corpo" do osso- para suas epífises- cabeças), nesse momento há a substituição da cartilagem pelo tecido ósseo.
Apresenta o pericôndrio (tecido conjuntivo denso não modelado), que tem função de fazer novas células da cartilagem, favorecendo o crescimento, tem a função de nutrição e oxigenação e eliminação dos resíduos. CARTILAGEM ELÁSTICA: Na sua matriz tem menos colágeno tipo II e mais fibra elástica.
Antes da idade adul- ta, a cartilagem hialina permanece entre a diáfise e a epífise como a lâmina epifisial, que é a região responsável pelo crescimento longitudinal dos ossos longos. O crescimento de um osso longo se dá por meio de: Crescimento intersticial da cartilagem no lado epifisial da lâmina.
Porção de um osso comprido, situada entre a epífise e a diáfise, e onde se situa a cartilagem que assegura o crescimento ósseo.
A Epífise é a região mais extrema (ponta do osso); a diáfise é a região do corpo ou meio do osso; e, a metáfise é a região do osso entre a epífise e a diáfise; ou seja, região do osso que fica entre a ponta de um osso e a parte do meio do osso.