Os gráficos de linhas são um dos tipos mais comuns de visualizações de dados, além de serem incrivelmente úteis para uma ampla variedade de profissionais e segmentos.
Outra opção super interessante são os elementos de gráficos, já que este modelo de gráfico possui vários elementos de gráficos nos quais você poderá incluir ou excluir os que achar necessário:
Primeiramente, para criar um gráfico de linhas no Excel você deve selecionar os dados que irão para o gráfico, ir até a guia Inserir e no grupo de gráfico temos um espaço reservado somente para este tipo de gráfico de linha. Escolha o que mais lhe agradar:
O problema é que no segundo gráfico não temos um padrão pronto no Excel que é só selecionar e pronto, gráfico feito. Então vamos ter que trabalhar um pouco os dados antes de construir o gráfico.
Ambos os eixos X e Y devem ser segmentados de forma matemática, com intervalos regulares mostrando a distribuição dos dados. A boa notícia é que, se você usar a Venngage, isso será automático.
Leia também: Gráficos de setores e outras maneiras de mostrar porcentagens em infográficos
Falei um pouco por cima nas seções anteriores sobre as vantagens do gráfico de linha no Excel. Aqui vou relacionar meu ponto de vista sobre quais são as principais vantagens em se utilizar um gráfico de linhas.
Ainda na mesma janela da dica anterior, selecione a opção Largura. Para poder aumentar ou diminuir a largura das linhas, basta digitar o tamanho desejado. Confira o exemplo abaixo:
A cor não é apenas uma maneira de tornar seu gráfico mais “bonito”. Quando se trata de comunicação de dados, a cor é um importante auxiliar de comunicação. Você pode usá-las para ajudar as pessoas instantaneamente:
Aprenda ainda mais, acessando gratuitamente o e-book: Metodologia de pesquisa e suas diferenças!
Falando em notas, sempre cite a fonte (artigo em inglês) e a data de seus dados abaixo do gráfico.
Os gráficos de linhas fazem parte do grupo de gráficos padrão do Excel e são bastante utilizando, principalmente para representar visualmente dados quantitativos durante um período de tempo específico.
As pessoas vão passar muito tempo lendo o texto em seu gráfico, de acordo com essa pesquisa, então torne-o algo útil para o leitor.
A dica é evitar que uma série de dados deixe a leitura das demais prejudicadas. A não ser que seu principal objetivo seja apresentar como a Alemanha excede em muito a potência eólica de outros países no período.
Como todas as outras acima, essa é uma boa solução em circunstâncias muito limitadas. Os dados usados em ambos os gráficos precisam ser semelhantes em unidade e escala, por exemplo, tudo taxas percentuais ou tudo dólares.
Como podemos observar, os gráficos são gerados com a formatação padrão definida pelo Excel. Mas se você deseja alterar a sua formação para deixá-los mais atrativos. Confira a seguir algumas dicas de formatação.
Dica extra: Na janela de Ferramentas de gráfico, existem diversas opções que podem ser usadas como, por exemplo, suavizar linhas do gráfico, alterar local da legenda, alterar tipo da linhas, entre outros. Recomendamos que você explore essas funcionalidades e aproveite as opções de formatação fornecidas pelo Excel.