No discurso direto o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. ... Inserção do discurso no meio do texto - não necessariamente numa linha isolada. Exemplos. Os formados repetiam: "Prometo cumprir meus deveres e respeitar meus semelhantes com firmeza e honestidade.".
O discurso indireto:
O discurso indireto ocorre quando o narrador da história diz ou escreve o que outro personagem disse. Portanto, o narrador utiliza suas próprias palavras para transmitir a ou as falas de um ou demais personagens. Esse tipo de discurso será sempre feito na 3ª pessoa.
Resposta. O autoconhecimento permite que você descubra suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados e seus limites. Investir em autoconhecimento é designar esforços para conhecer a si mesmo e a suas emoções.
Resposta. Resposta: Acho que mais ou menos assim: Ricardo alegou que todos tinham visto que havia um buraco no teto e ficaram por ali na esperança de que ouvissem o chamado deles.
a-"Fabio perguntou se eu estava com fome ,sugerindo que nós fôssemos a uma lanchonete" b"E quando eu estou com tanto sono,fico até com o estômago meio embrulhado " c "-eu já estava quase ligando para o celular do Abel"
Discurso é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. ... Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto.
Tipos de Discurso Narrativo
No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço.
No discurso indireto livre há uma fusão dos tipos de discurso (direto e indireto), ou seja, há intervenções do narrador bem como da fala dos personagens.
"Que vontade de voar lhe veio agora! Correu outra vez com a respiração presa. Já nem podia mais.
Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em uma só narrativa, pode haver mais de um tipo de discurso. Ou seja, esses discursos podem estar interligados, dando mais entendimento ao conteúdo ou mesmo gerando mais emoção e expressividade.
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
Discurso é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma prática social. Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. ...
O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.
Significado de Discurso Maneira própria de se expressar através da fala: seu discurso era caótico. Conjunto de sentenças e enunciados que demonstram o modo comportamental ou as ações particulares de um grupo, ideologia, assunto etc.: discurso religioso.
Resposta. Exposição de ideias, proferida em público, feita de improviso ou antecipadamente escrita com esse propósito; oração, fala. ... [Linguística] Quaisquer expressões de uma língua, suas manifestações (oral ou escrita), tendo em conta o momento e contexto em que está inserida.