Dijína, palavra de origem kimbundu Rijina, dialeto bantu que significa "nome". Nos candomblés de origem Bantu, o nome do Nkisi da pessoa deve ser secreto, se diz em público mas raramente alguém consegue ouvir, sòmente o pai ou mãe de santo deve conhecer, e a(o) madrinha/padrinho da pessoa, que é escolhida pelos mesmos.
AVAGÃ ,Olode : é o Ogum dos caçadores.
Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.
Exu Sete Encruzilhadas - serventia direta de Orixalá. Exu Tranca-Rua - serventia direta de Ogum. Exu Marabô - serventia direta de Oxóssi. Exu Gira mundo - serventia direta de Xangô.
Logun-Edé é a mistura de Oxóssi e Oxum, sendo considerado o filho mítico desses Orixás. É a Divindade da beleza, do carisma, da atração, da magia, do refinamento, da música, da dança, de tudo o que a natureza faz de belo e equilibrado.
Quizilas de Logun Edé: Galo, bode, cabrito, mel, manga-espada. Quizilas de Exú: Ovos, cabeça e pés de qualquer bicho, banana d'água, beterraba, frutas ácidas, sapoti, farofa de galinha.
São vaidosos e belos e têm facilidade em conseguir as coisas. Por isso, às vezes a preguiça ou o ciúme são características que marcam os filhos de Logunedé. Fazem-nos parecer mimados. E a contradição se forma quando da mãe puxam o lado sociável e, do pai, puxam o individualismo quase egoísta.
5 e 6
Logun Edé, filho de Ibaulama e Oxum, veste azul turquesa e, igual a seu pai, usa ofá, chapéu de couro e o mesmo amparo de três pernas, come caça e seu dia da semana é também quinta-feira.
A saudação a esse orixá é "Logun ô akofá! ou Loci Loci Logun" que significa príncipe guerreiro, o que remete a personalidade dele.
Os filhos de Logun Edé possuem as características de Oxum, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância. Tem também características em comum com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objectividade e segurança.
Os filhos de Logum Edé possuem características de Oxum, ou seja, o narcisismo, a vaidade, o gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância e tem características incomuns com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objetividade e segurança.
Abastado desde sua origem, Logun Edé é filho de dois poderosos orixás: Oxum Ipondá, a deusa da beleza, e Oxóssi Erinlé, o deus da caça. De ambos os pais, Logun herdou seu campo de energia e, com isso, formou seu código genético divino.
Logunedé (senhor de Edé), é um orixá caçador e guerreiro da cidade de Edé, na Nigéria. No Brasil, é o orixá que mais se tem preconceito e falta de informação em relação aos outros orixás.
DIA: Quinta-feira CORES: Azul-turquesa e Amarelo-ouro SÍMBOLOS: Balança, Ofá, Abebè e Cavalo-marinho ELEMENTOS: Terra (floresta) e Água (de rios e cachoeiras) DOMÍNIOS: Riqueza, Fartura e Beleza SAUDAÇÃO: Logun ô akofá!!!
Xangô – São Pedro ou São Jerônimo. Omolú – São Lázaro ou São Roque. Logun Edé – Santo Expedito.
Logun Edé
A confirmação de uma ekedi segue o mesmo ritual,ela pode sair vestida numa roupa de baiana carregando no ombro direito uma toalaha branca para enxugar o suor do Orixá quando for preciso.As ekedis são, principalmente,encarregadas de cuidar das roupas dos orixás,de vesti-los,de cuidar deles no barracão e depois acordá- ...
A obrigação de um médium umbandista, popularmente conhecida como “Deitar pro Santo” é um período de retiro dedicado ao Orixá, um período de melhoramento, renascimento e resguardo. Após determinado período, o filho está apto a ser “recolhido”, as vezes por determinação dos Orixás ou Sacerdote da casa. ...
A Deitada é um ritual no qual o médium é recolhido com oferendas para o orixá e exu para fortalecer a sua mediunidade, seus anjos de guarda e ao mesmo tempo seu ori (cabeça).
É deitado na esteira, com a mente tranquila e o coração calmo, que a verdadeira energia do orixá se revela em cada um de nós. Com o passar do tempo, o silêncio absoluto que fazemos acalma os sentidos e só o nosso corpo fluídico começa a se manifestar.