10 de novembro de 1922
Albert Einstein Albert Einstein (1879-1955) foi um físico teórico alemão que se radicou nos Estados Unidos. Einstein é considerado um dos gênios da humanidade e não é à toa. Ele desenvolveu a teoria da relatividade geral, que é uma das bases da física moderna juntamente com a mecânica quântica.
76 anos (1879–1955)
Universidade de Zurique1905
"O único instrumento de Einstein é sua cabeça. Ele não precisa de livros, e seu cérebro é sua biblioteca", detalha ele. Quando lhe foi oferecido o cargo no Institute for Advanced Study em Princeton, Nova Jersey (EUA), na década de 1930, seus pedidos para seu novo escritório também eram poucos.
Einstein acreditava no panteísmo, ou seja, na visão de Deus e o Universo como uma só coisa. Ele desdenhava a possibilidade de um Deus pessoal. “O que vejo na natureza é uma estrutura maravilhosa que só conseguimos compreender imperfeitamente e isso deve preencher um ser humano pensante com um sentimento de humildade.
E = mc² quer diz que, num sistema (um átomo, uma pessoa ou o sistema solar, por exemplo), a energia é igual a sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado. Em outras palavras, com esta fórmula é possível saber qual a energia de um objeto mesmo quando ele não está aquecido, irradiado ou movimentando-se.
A energia pode ser definida como uma força capaz de produzir ação e movimento. Assim, é muito simples diferenciar a matéria de energia, já que uma ocupa espaço e possui massa, e a outra, não. Uma curiosidade importante sobre a matéria é que ela pode ser denominada de duas formas diferentes: corpo e objeto.
Fenômenos físicos A substância que constitui a matéria não passa por transformação alguma. Sendo assim, sua forma, tamanho, aparência podem mudar, mas não sua composição. Exemplo: Solidificação da água. A substância – no caso, a água – estava no estado líquido e passou para o estado sólido.