Maquiavel fez de O Príncipe um manual de ação política, cujo objetivo maior era a concretização de um poder absoluto, inabalável. ... Em resumo, o pensador argumentou nessa passagem que o príncipe que esperasse a gratidão por parte de seu povo seria derrotado.
Em sua obra O Príncipe, defendeu a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo. ... Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas.
Maquiavel é considerado o fundador da Ciência Política porque subverte a abordagem tradicional da teoria política feita pelos gregos e medievais. Pode-se dizer que a sua política é realista, pois procura a verdade efetiva, ou seja, como o homem age de fato.
A política se separa da ética porque o objetivo do príncipe não é ser ético, mais sim se perpetuar no poder. -Segundo o princípio ético de Maquiavel, como fica a ação de colar na prova? Caso o objetivo de fazer a prova seja tirar nota, a ação de colar será a mais óbvia, por isso, ética.
O pensamento de Maquiavel tem uma importância ímpar nos estudos políticos pelo fato de ele estabelecer uma nítida separação entre a política e a ética, bem como por deixar de lado a antiga concepção de política herdada da Grécia antiga, que visava compreender a política como ela deve ser.
Maquiavel afirmava categoricamente que a moral dos governantes não era a moral dos "homens comuns", e que a política era guiada por um conjunto próprio de valores que eram superiores aos valores comuns, de modo que, em nome do bem político, era legítimo sacrificar alguns aspectos da moral: por exemplo, mentir é errado ...
Maquiavel afirma que um príncipe deve querer ser considerado piedoso e não cruel, porém, tal piedade deve ser empregada corretamente. ... Para Maquiavel, é preferível ser temido do que amado. Essa ideia surge do princípio de que os homens, no geral, são seres volúveis, covardes, ambiciosos.
As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). ... -Todas as pessoas são movidas exclusivamente por interesses egoístas e ambições de poder pessoal.