A APRENDIZAGEM POR MEIO DO CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS A dimensão corporal é parte integrante da experiência humana e da cultura. Portanto, mais do que um deslocamento do corpo no espaço, o movimento constitui-se como uma linguagem. Por meio do corpo e do movimento, a criança interage e se comunica.
Incentivar o Movimento Corporal, para o desenvolvimento motor e das expressões corporais da criança. Desenvolver habilidades corporais variadas; Agir coletivamente em prol do mesmo resultado. ... Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.
O movimento do corpo humano, desde a prática de exercícios físicos regulares, até simples atitudes no dia a dia, podem salvar sua qualidade de vida. Conforme foi descrito logo acima, se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais.
O tema corpo e movimento – o descobrimento do corpo na educação infantil se justifica pela necessidade de enfatizar, a partir de observações, a necessidade de a criança conhecer as funções de seu corpo e estabelecer relações de movimento que pertencem ao indivíduo em sua totalidade, revelando sentimentos, emoções, ...
Nesses últimos, o objetivo é transmitir uma idéia ou sensação, como o estranhamento, a curiosidade, a beleza ou o humor. À dança, costuma-se associar os movimentos de natureza expressiva - como se vê no balé clássico.
É do movimento que permite que liberemos tensões, que nos traz prazer, percepção de como está o nosso corpo, que nos permite relaxar, alcançar uma nova energia e equilíbrio. Nas cidades, especialmente nas maiores, a tecnologia é responsável por boa parte da nossa inércia física.
os movimentos corporais expressivos (posturas, gestos, expressões faciais) que são formas simbólicas de expressão não-verbal; c) a ética corporal, que abrange idéias e sentimentos sobre a aparência do próprio corpo (pudor, vergonha, idéias de beleza etc.); d) o controle de estruturas das impulsos e das necessidades.
Um dos principais objetivos do trabalho de expressão corporal é desenvolver a percepção, isto é, tornar o indivíduo mais consciente das suas sensações e percepções, tanto das exteroceptivas quanto das proprioceptivas.
A expressão corporal carrega as possibilidades de desenvolvimento corporal como um todo, oportunizando esse corpo a expor suas emoções, muitas vezes oprimidas e ignoradas, portanto a expressão corporal e todos seus benefícios podem ser evidenciados no desenvolvimento humano e no processo educacional.
Explorar diferentes posturas corporais, como: Sentar-se em diferentes inclinações. Deitar-se em diferentes posições. Ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc. Ampliar progressivamente a destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de realizar diversas atividades.
Continue a leitura e confira quais são os principais tipos de linguagem corporal e o que cada um deles representa:
Formas de expressão:
Mas afinal, o que é mesmo a expressão corporal? Podemos defini-la como um modo involuntário que nosso corpo tem de se manifestar. Em suma, trata-se de uma interlocução do tipo não verbal, amparada em movimentos da face, posturas e gestos.
O que é a expressão corporal? Expressão corporal nada mais é do que a maneira involuntária do nosso corpo de se manifestar. Ou seja, é um tipo de interlocução não verbal, que se baseia em gestos, posturas e movimentos faciais.
“Tanto que o corpo fala que as próprias doenças são manifestações do que está na nossa mente, na comunicação interna. O corpo sente e acaba externando.” Em síntese, o corpo somatiza o que não vai bem na mente e verbaliza as questões, mas geralmente as pessoas não associam problemas psicológicos a dores físicas.
Dessa forma, mais do que o conteúdo em si, a linguagem corporal é responsável por transmitir as emoções e sensações que sentimos naquele momento, utilizando tanto os gestos, a postura do corpo, o tom de voz e a velocidade da nossa fala ou, até mesmo, a forma como andamos enquanto nos comunicamos.
Ter cuidado com elas pode ajudar você a passar uma melhor impressão aos demais e transmitir mensagens de uma maneira mais positiva.
Decifrar pessoas não é uma ciência nem um dom inato. É uma questão de saber o que olhar e ouvir, de ter a curiosidade e a paciência para reunir a informação necessária, e saber como reconhecer os padrões na aparência, na linguagem corporal, na voz e na conduta de uma pessoa.
Aqui estão 6 maneiras fáceis de ler a mente de alguém facilmente:
Como ler mais rápido?
6 dicas para ler mais
Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.
Quanto tempo leva para ler 100 páginas? Se a página média tiver de 250 a 300 palavras, a contagem de palavras para um livro de 100 páginas totaliza 25.
Sabe como fazer para ler 100 páginas por dia ou até mais? É simples, basta você se concentrar da ideia central do livro, o que o autor quer passar. Outra dica interessante é ler apenas aquilo que você pode colocar em prática no contexto presente, que tem aplicação na sua rotina seja pessoal ou trabalho.
9 Dicas de como absorver o máximo de conhecimento dos livros