EQST

O Que Consideraço Positiva?

O que é consideração positiva?

A consideração positiva incondicional é um termo cunhado pelo psicólogo Carl Rogers , o fundador da psicoterapia centrada na pessoa. Para os terapeutas, praticar consideração positiva incondicional significa comunicar aceitação, cordialidade e compreensão aos clientes.

O que é aceitação positiva incondicional?

A consideração positiva de um outro significativo pode ser chamada de incondicional toda vez que o indivíduo é incapaz de discriminar qualquer experiência sua como sendo mais digna ou menos digna de consideração positiva por parte daquela pessoa.

O que é aceitação incondicional?

A aceitação incondicional implica gostar de alguém pelo que é, com seu jeito de ser e estar no mundo, sem querer moldá-lo ao nosso desejo. Isto não quer dizer que não sejamos sinceros com a pessoa ou que não lhe mostremos aquilo que não nos parece adequado.

Qual a importância da consideração positiva no desenvolvimento dos primeiros anos de vida?

É uma necessidade universal em todo ser humano. Segundo Rafael (2002), a consideração positiva desenvolve-se na primeira infância; através do amor e dos cuidados recebidos pelo bebê, a criança descobre que os afetos são fonte de satisfação e, assim, ela aprende a sentir uma necessidade de afeição.

O que é aceitação incondicional para Rogers?

Em sua vasta experiência clínica, constatou que um dos elementos necessários para o crescimento emocional é o que ele chamou de aceitação incondicional. ... Rogers reconhecia que a estrutura emocional do ser humano é construído ao longo de um processo, de uma história de vida.

Porque aceitar a outra pessoa tem que ser de forma incondicional?

Isso porque a autoaceitação permite ao indivíduo enxergar a si mesmo de outra perspectiva, reconhecendo até que ponto sua história o moldou, quais os condicionamentos estão presentes e sua bagagem genética. Tomar decisões da forma correta está diretamente relacionada com nossa auto aceitação.

Qual o objetivo da ACP?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.

Quais são e o que são os três pilares da Terapia Centrada na Pessoa?

São elas: a consideração positiva incondicional; a empatia; a congruência.

Qual a importância dos estímulos na primeira infância?

O estímulo na primeira infância tem como função desenvolver as potencialidades das crianças e é realizado por meio do brinquedo, de brincadeiras, de jogos, de exercícios e várias outras maneiras que beneficiam o potencial cerebral da criança, desenvolvendo assim seu lado físico, emocional e intelectual.

Qual a função do terapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa?

A terapia centrada na pessoa é uma abordagem humanista que lida com as formas pelas quais os indivíduos se percebem conscientemente. ... O terapeuta é, então, aquele que interpreta as experiências e sentimentos do indivíduo de acordo com a perspectiva do paciente, e não do profissional.

O que significa o construto clínico de aceitação incondicional positiva para a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers?

A aceitação positiva incondicional consiste em aceitar a essência da pessoa da maneira que ela é. Ou seja, é a aceitação da personalidade do indivíduo em sua forma completa, sem expressar qualquer juízo de valor ou críticas.

Qual é a característica da abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa, com sua proposta de promover relações interpessoais autônomas e consequentemente humanizadas, sugere o desenvolvimento de atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade como características principais desse jeito de ser.

O que é tendência positiva Atualizante?

A consideração da tendência atualizante como uma disposição sempre positiva se destaca, uma vez que Rogers (1961/1997; 1977/1986), em alguns momentos de sua obra, descreve uma natureza humana positiva, afirmando que se baseia em sua própria experiência para afirmar tal posição.