As pro soluto são reconhecidas como pagamento efetivo, quitando de fato um valor em aberto. No caso da compra de imóveis, se um credor recebe uma nota pro soluto, ele não poderá desfazer o negócio caso o pagamento não seja realizado no prazo estipulado.
Prazo para cobrar nota promissória só prescreve após seis anos de sua emissão. Como não há prazo especificado em lei para cobrar nota promissória no Judiciário, aplica-se no caso o limite de três anos do Código Civil a partir do fim do prazo dado ao portador, também de três anos.
A nota promissória representa uma promessa de pagamento. E vale ressaltar que a nota promissória tem valor judicial, ou seja, caso haja o descumprimento do pagamento da dívida, o credor poderá mover uma ação para receber a quantia emprestada.
As notas promissórias a receber (TNR) são documentos recebidos de um cliente com o compromisso de pagar o valor devido após um determinado período de tempo (uma nota promissória). Tais notas promissórias são tratadas como recebimentos antecipados normais. ...
Basicamente ela funciona como uma promessa de pagamento: seria como “vender fiado”, mas da maneira correta e formalizando a obrigação oficial. A nota promissória para veículos é feita por um devedor ao beneficiário e, para cobrá-la, não é necessária Nota Fiscal caso a cobrança seja feita no prazo descrito.
Quando uma pessoa compra um imóvel, uma casa ou apartamento novo ou usado pode financiar o pagamento. Os financiamentos são realizados pelos bancos, que pagam ao vendedor do imóvel a quantia que quem compra quer financiar. A partir daí, o comprador deve pagar o banco que quitou sua dívida.
A nota promissória nada mais é do que uma promessa de pagamento, e para seu nascimento são necessárias duas partes: o emitente ou subscritor (devedor), criador da promissória no mundo jurídico, e o beneficiário ou tomador, que é o credor do título.