A síndrome do túnel cubital é uma doença causada pela compressão (pinçamento) do nervo cubital no cotovelo. O uso repetitivo do cotovelo pode causar a síndrome do túnel cubital. Os sintomas incluem a dormência e uma sensação de agulhas no dedo anelar e mínimo e uma dor no cotovelo.
Ocorre normalmente por acidentes cirúrgicos, trauma, fratura/luxação da cabeça do radio. Os músculos afetados são os extensores do pulso e dedos, sendo poupado o extensor radial do carpo. Existe a perda de movimento pela fraqueza dos extensores da articulação metacarpo falângica.
O nervo radial é o mais importante ramo terminal do plexo braquial, sendo responsável pela inervação sensitiva da mão e motora do braço e antebraço (extensão e supinação).
Nervo radial – músculos posteriores do braço, antebraço e mão. Músculos principais = tríceps braquial, supinador, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo. Nervo ulnar (C8-T1) – músculos ântero-mediais do antebraço e hipotênar.
Teste do nervo radial: Para testar a parte motora, solicite ao paciente para realizar extensão do punho e dedos, opondo-se resistência. Haverá paralisia ou fraqueza dos extensores.
Artéria que nasce na artéria braquial e que vai irrigar o antebraço, o punho e a mão.
O pulso que você palpa no punho corresponde a artéria radial ( coincide com o mesmo lado do dedo polegar ).
Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias axilar, nas axilas, e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.
Contudo, cada um reflete diferentes fatores relacionados à saúde vascular. Enquanto a pressão arterial é a medida da força do sangue que flui contra as paredes das artérias, a frequência cardíaca, também chamada de pulso, é a quantidade de vezes que o coração bate a cada minuto.
Por isso, há uma faixa de variação que serve como parâmetro para medir os batimentos cardíacos normais de acordo com a idade:
A frequência cardíaca é a velocidade do ciclo cardíaco medida pelo número de contrações do coração por minuto (bpm). Ela pode variar de acordo com as necessidades físicas do organismo, incluindo a necessidade de absorção de oxigênio e excreção e de gás carbônico.
A frequência respiratória é um marcador de intensidade de exercício assim como a própria frequência cardíaca. A diferença entre as duas frequências é que a de batimentos cardíacos aumenta sempre de forma proporcional com o aumento do ritmo ou intensidade do exercício.
A frequência cardíaca é o número de pulsação do coração pela unidade de tempo. A frequência cardíaca é expressada geralmente como batidas pela acta (BPM). Os batimentos cardíacos a fornecer oxigenaram o sangue limpo do ventrículo esquerdo aos vasos sanguíneos do corpo através da aorta.