O trauma nos olhos (úlcera de córnea traumática) é outra das possíveis causas. Uma lesão ocular, um corpo estranho no olho ou uma “córnea arranhada“ podem viabilizar a contração da infeção com maior facilidade. As queimaduras químicas ou outras podem igualmente provocar úlceras de córnea.
Tratamento. A úlcera da córnea é uma emergência que deve ser tratada de imediato. Colírios antibióticos, antivirais ou antifúngicos são necessários imediatamente e precisam ser administrados com frequência, muitas vezes de hora em hora por vários dias.
Ciprovet Colírio é indicado para Cães, Gatos e Equinos, no tratamento da conjuntivite infecciosa bacteriana, insuficiência lacrimal, ceratites seca e úlcera de córnea provocada por micro-organismos Gram positivos. Antes de fazer o uso ou comprar o medicamento procure um Médico Veterinário.
O tempo de tratamento varia de caso para caso, dependendo do tamanho, localização e profundidade da úlcera. Na maioria dos casos, as úlceras menos graves deverão apresentar melhoras em 2 a 3 semanas, mas o tratamento pode se manter por mais tempo para garantir que não se formam cicatrizes que possam dificultar a visão.
Com a mudança da curvatura da córnea, os problemas de foco são reduzidos ou eliminados. O tempo de cicatrização é de aproximadamente 3 a 4 dias.
Um pequeno arranhão na córnea, que é a membrana transparente que protege os olhos, pode causar intensa dor ocular, vermelhidão e lacrimejamento, sendo necessário recorrer ao uso de compressas geladas e medicamentos.
Dose e via de administração: Instilar uma gota de Ciprovet no olho afetado a cada 24 horas. Em caso de infecção ocular grave, iniciar o tratamento com uma gota a cada 12 horas e continuar a cada 24 horas, ou à critério do Médico Veterinário.
Em nossos amigos caninos, a remela tem um aspecto diferente, mais espessa e amarelada, e geralmente também se trata apenas de um processo natural. Basta um algodão molhado para limpar os olhos do cachorro e problema resolvido! Mas, em alguns casos, é necessário maior atenção à saúde de nosso pet.
É comum que, depois de uma boa noite de sono, você encontre aquela característica secreção no olho do cachorro. A remela não costuma ser associada a coisas graves. Ainda assim, é importante ficar atento e não ignorá-la totalmente. Isso porque o excesso de remela indica que a saúde do seu cão não vai bem.
Os olhos remelando de forma frequente e constante podem ser um indício de doença ocular. Quando a remela pode despertar preocupação? O excesso de remela nos olhos dos cães pode indicar várias doenças, como alguns tipos de alergias, irritações oculares, conjuntivite e, até mesmo, inflamações da córnea.
1- Para realizar a limpeza dos olhos do cão, é necessário soro fisiológico, algodão e gaze. Ao utilizar o soro fisiológico, deve-se ter o cuidado de se respeitar a sua durabilidade, que é de, no máximo, uma semana, manipulada de forma a evitar contaminação, armazenando-a em geladeira.
Para estes animais, é importante que o tutor pratique limpeza periódica com água boricada ou soro fisiológico, com a ajuda de um pedaço de gaze, que é o tecido mais apropriado pois não solta fiapos.
Pomadas para terçol Estas pomadas geralmente devem ser aplicadas 4 a 6 vezes por dia após lavagem do olho com água morna, ou de acordo com a orientação do médico, já que não podem ser compradas sem receita e sem uma avaliação adequada.
Você deve aplicar a quantidade recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos; A dose usual é de 1 cm da pomada aplicada no saco conjuntival (parte interna da pálpebra) inferior, de três a quatro vezes ao dia, de acordo com a indicação ou a critério médico; Feche bem o tubo depois de usar.
Regencel® é indicado para promover e proteger a epitelização (renovação da pele) e regeneração dos tecidos oculares lesados.