A pitiríase rósea é uma erupção de pele provavelmente provocada por alguns vírus da família do herpesvírus humano, tais como o herpesvírus humano 6 (HHV-6) e o herpesvírus humano 7 (HHV-7), os mesmos que causam nas crianças uma doença chamada exantema súbito, também conhecida como roséola infantil (leia: ROSÉOLA ...
A pitiríase é uma enfermidade cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas na pele e se apresenta em três tipos: alba, versicolor e rósea de Gilbert. Pitiríase é uma enfermidade cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas, amarelas, acastanhadas ou róseas.
A prevenção da pitiriase versicolor é feita por meio da utilização de roupas leves, arejadas e, preferencialmente, de tecidos não sintéticos. Após o tratamento, é necessário deixar planejado o uso de medicamentos para evitar que a micose retorne. A manutenção pode ser feita com medicamentos tópicos ou sistêmicos.
O pano branco não é uma doença de pele contagiosa. Na verdade, a micose, é causada por um fungo já existente em nossa pele, mas que pode se proliferar excessivamente em pessoas predispostas, sob condições favoráveis, como calor e suor, por exemplo.
Como tratar: O tratamento para a micose de praia faz-se com o uso de remédios como Fluconazol, ou antifúngicos aplicados no local, como cremes, pomadas, loções ou sprays, dependendo do grau de comprometimento da pele. Se a micose voltar logo após o tratamento, deve-se ir ao dermatologista para um tratamento específico.
Cetoconazol pomada é bastante indicado para o tratamento de micoses na virilha, pé de atleta (frieira) e pano branco (micose de praia).