Esta declaração, como o próprio nome já diz, possui a descrição de quais são os equipamentos elétrico-eletrônicos que você possui no seu imóvel, com ela conseguimos dimensionar a rede elétrica para o seu atendimento além de identificar a sua categoria de tensão correta.
No sistema monofásico, a rede é construída com dois fios: uma fase e um neutro. A tensão elétrica máxima que pode ser ofertada por esse sistema é de 127 V. Redes monofásicas são instaladas somente quando a soma das potências de todos os equipamentos de uma residência atinge um valor máximo de 8 kw (8000 watts).
Pegue cada potência de um determinado aparelho e multiplique pelo número de horas que ele normalmente é utilizado ao longo do dia, calculando assim a quantidade de watts/horas; Depois de multiplicar cada aparelho, faça uma soma de todos os watts/hora do dia.
A Norma NR10 estabelece que todas as instalações com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, ou seja, precisam preparar um conjunto de documentos, diagramas unifilares, procedimentos e os devem manter dispostos organizadamente.
Razão entre a demanda máxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora.
Demanda contratada é a demanda de potência que a distribuidora de energia precisa obrigatoriamente disponibilizar para o consumidor, conforme estipulado em contrato. A demanda contratada deve ser integralmente paga pelo consumidor, seja ela utilizada ou não no período em questão.
Demanda de potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela distribuidora, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados em contrato, e que deve ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).
A demanda faturável corresponderá ao maior valor entre a demanda contratada e a demanda medida no período. Ressalta-se que a demanda faturável deve ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento.
O consumo de energia nada mais é que a demanda explicada acima durante um intervalo de tempo, e diferentemente da demanda, o consumo é algo que iremos acumular com o passar do tempo.
O que é a energia reativa excedente? Certos circuitos magnéticos absorvem dois tipos de energia, a ativa e a reativa. A energia ativa é que efetivamente realiza trabalho, por exemplo fazendo o eixo de um motor girar. A energia reativa, por outro lado, não produz trabalho.
A energia reativa, medida em kVArh, é a componente da energia elétrica que não realiza trabalho, mas é consumida pelos equipamentos com a finalidade de formar os campos eletromagnéticos necessários para o funcionamento.
A energia reativa não produz trabalho, mas é necessária para produzir o fluxo magnético para o funcionamento desses mesmos equipamentos. Mas, como ela ocupa espaço no sistema (que poderia ser usado pela energia ativa), as concessionárias têm o direito de cobrar essa “ineficiência” dos consumidores.
Energia Reativa é a parcela de eletricidade que estabelece e sustenta os campos elétricos e magnéticos de equipamentos de corrente alternada. ... A energia reativa é fornecida por geradores, condensadores síncronos ou equipamentos eletrostáticos como capacitores e influencia diretamente a tensão do sistema elétrico.
O fator de potência indutivo significa que a instalação elétrica está absorvendo a energia reativa. ... O fator de potência capacitivo significa que a instalação elétrica esta fornecendo a energia reativa.
A solução mais simples é a utilização de um medidor de kVArh que já vem internamente projetado com todos estes recursos. É um medidor construído especificamente para medir a energia reativa nos circuitos trifásicos equilibrados ou não, com ligações internas específicas para a defasagem necessária.