Os brises, compostos de ripas de madeira, são usados para diminuir a entrada de luz solar no interior de um ambiente, evitando o calor e alta claridade. Além de oferecer um excelente resultado estético, os brises da madeira são muito usados para disfarçar paredes altas e proteger fachadas envidraçadas.
Os brises barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada e, consequentemente, o ambiente interno, reduzindo o calor recebido. ... É um elemento de uso externo às fachadas.
Brise é um termo que vem da expressão francesa brise soleil, e significa, literalmente quebra-sol.
Brise é um elemento que protege o interior de um ambiente da incidência da luz solar. Usamos esse termo no Brasil como forma de abreviação do termo original, brise-soleil, que vem do francês e significa “quebra-sol”.
Utilizando um Piranômetro Para medir a incidência solar, com esse método, é necessário ter dois materiais: um piranômetro e um sistema de registro de dados adequado. O piranômetro é o equipamento utilizado para medir a densidade de fluxo da radiação a partir de uma superfície plana.
Analisando a orientação do sol na arquitetura
Para observadores do hemisfério sul da Terra, após o início da primavera e no verão, o Sol nasce à esquerda do leste, mais ao Norte e após o início do outono e no inverno, à direita do leste, mais ao sul.
A melhor posição do terreno em relação ao sol é a face norte. Um terreno tem sua frente na face norte quando, olhando o a frente do terreno da rua, o sol nasce do lado esquerdo do terreno e se põe do lado direito. A escolha desta face é interessante por propiciar um melhor aquecimento da residência.
As melhores práticas construtivas afirmam que os quartos devem estar voltados para o nascente, de modo que estejam expostos ao sol da manhã. Isso evita que esses cômodos absorvam todo o sol da tarde e fiquem mais quentes durante a noite. Por esse motivo, prefira lotes com a frente voltada para o nascente.
Você realmente sabe como escolher um lote para sua casa?
Nos imóveis com fachada norte, o sol aparece o dia inteiro (inclusive no inverno). Por fim, o sol não dá as caras na face sul. Na prática, isso quer dizer que a melhor fachada em relação à incidência solar depende da região em que o imóvel está localizado.
No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a face norte é a que recebe mais sol durante o dia, logo, a face sul quase não recebe sol. Sabendo que o sol nasce ao leste, esta face tem maior incidência do sol da manhã, enquanto a face oeste recebe o sol da tarde.
Para saber se o apartamento em que está de olho terá incidência de raios solares na medida certa é preciso levar em conta a localização dele em relação ao nascer e o pôr do sol. Aqueles voltados para a face norte terão iluminação garantida, praticamente o dia todo e no ano inteiro.
a face norte é a que recebe o sol da manhã até o inicio da tarde ou seja, no inverno o imóvel é quente e no verão nem tanto.