O Dispositivo DR (diferencial residual) tem como função desligar automaticamente o circuito elétrico ao detectar fugas de corrente de baixa intensidade, protegendo pessoas e animais contra choques elétricos, e também as edificações e seus equipamentos de avarias e até incêndios.
Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.
Para fazer a leitura do consumo, basta verificar em cada círculo o número que o ponteiro mostra. A leitura é feita da esquerda para a direita e indica a milhar, centena, dezena e unidade de consumo. Se o primeiro relógio estiver marcando o número 4 (quatro), por exemplo, esse será o valor da milhar.
MEDIDOR ELETRÔNICO OU DIGITAL Neste aparelho, não há ponteiros ou mecanismos analógicos: o número apresentado na tela é o que você utilizará no cálculo. Basta manter registro mensal do consumo. Em alguns locais, há planejamento para que o medidor eletrônico envie digitalmente os dados de consumo para a concessionária.
Mas afinal, qual o custo do Poste Padrão de Entrada de Energia? O valor irá depender dos requisitos escolhidos acima, sendo assim, podendo encontrar valores de R$ 600,00, em um modelo econômico, R$ 1.