Para combater a tosse com catarro deve-se fazer nebulizações com soro, tossir para tentar eliminar as secreções, beber pelos menos 2 litros de líquidos e tomar chás com propriedades expectorantes, como o da casca da cebola, por exemplo.
Xaropes para tosse com catarro
1. Xarope de cebola e alho. O remédio caseiro para tosse com catarro com cebola e alho tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que além de ajudarem a soltar o catarro, fortalecem o sistema imune e reduzem a inflamação do pulmão, evitando a produção de mais catarro.
Como tratar a tosse persistente
Agora, se a tosse começar a ficar prolongada e se estender por mais de oito semanas, o conselho é procurar um especialista. Segundo o Dr. Araújo, ela tanto pode ser sintoma das alergias respiratórias (rinite, sinusite e asma) não tratadas adequadamente, como também de tuberculose, pneumonia e até câncer de pulmão.
Em um reflexo, o corpo tenta expulsar qualquer elemento que esteja causando uma possível inflamação ou irritação com a função de proteger o pulmão. Existe a tosse aguda, que é passageira e dura até três semanas; e a tosse persistente, quando dura mais de três semanas. Nesse caso, é preciso procurar um médico.
Remédio caseiro para tosse: 12 opções aliviam o sintoma
Veja mais como fazer a lavagem nasal.
1. Tosse seca. Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.
Primeiramente, coloque no liquidificador 1 maço de agrião fresco e depois coloque 1 colher de sopa de mel e suco de 1 limão. Em seguida, levar a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência pastosa. Além disso, tome 1 colher de 3 a 4 vezes ao dia.
Dextrometorfano (Bisoltussin ou genérico): encontrado na forma de xarope de 2mg/mL, indicado para adultos ou crianças acima de 12 anos.
Guaco Edulito Herbarium
Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela por portadores de diabetes.
Quais as contraindicações do Expec? Expec® é contraindicado às pessoas sensíveis aos componentes da fórmula, a pacientes sensíveis ao iodo ou que apresentam insuficiência respiratória, qualquer que seja o grau, afecções hepáticas e renais graves. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.
Apresentação: Loratamed (loratadina) 10mg caixa com 12 comprimidos. A loratadina é um anti-histamínico tricíclico potente, de ação prolongada, com atividade seletiva antagônica dos receptores H1 periféricos. Sintomas associados com rinite alérgica, como espirros, secreção nasal (rinorréia) e prurido.
Atenção diabéticos: contém açúcar. A loratadina não contém corantes. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
O tratamento com loratadina xarope deverá ser suspenso dois dias antes da execução do teste, pois poderá afetar os resultados. Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.