Geralmente, os estoques são classificados em quatro categorias básicas: estoque de proteção, estoque de ciclo, estoque de antecipação e estoque no canal.
Quais são os principais tipos de estoque?
A política de estoque é a documentação dos princípios básicos da armazenagem determinados pela empresa. Elaborá-la significa estabelecer a base de todos os processos da armazenagem. Você não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
O Estoque Cíclico é também chamado de estoque econômico, e resulta da tentativa de otimizar os custos de suprimentos e de manutenção de estoques.
Um estoque organizado é fundamental. Com o caminho limpo, identifique quais mercadorias estão em excesso e com qual margem. A maior parte dos sistemas de inventário entende que o estoque alto é aquele além das necessidades totais. Mas, na verdade, o estoque alto é aquele além das necessidades atuais.
O giro de estoque é igual ao total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. ... Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais. Mas o indicador depende muito do segmento de vendas.
O controle de estoque serve para a empresa avaliar a entrada e saída de mercadorias e auxilia uma companhia a reduzir custos e administrar a cadeia de produção e distribuição com mais eficiência. ... Isso ajuda a companhia a ser mais produtiva e eficiente, reduzindo prejuízos e desperdícios.
Para se obter o estoque mínimo, deve-se utilizar duas fórmulas:
Um controle de estoque eficiente permite que a empresa identifique produtos que estejam em falta ou em quantidade reduzida para a sua demanda comercial. Isso permite que compras equivocadas ou desnecessárias sejam evitadas, dando mais inteligência ao gasto de recursos e reduzindo, consequentemente, o prejuízo.
O estoque final pode ser determinado pela ligação dos valores apropriados à seguinte fórmula: Estoque inicial + compras líquidas - custo dos produtos vendidos (CPV) = estoque final. Essa fórmula pode ser reorganizada para calcular o custo dos produtos vendidos, as compras líquidas ou o estoque inicial.
O CÁLCULO É SIMPLES Ou seja, custo dos Produtos Vendidos = estoque inicial + aquisições – estoque final. Logo após, adicione o total das aquisições realizadas durante o período. Isso vai resultar no custo total do estoque.