Níveis de Biosegurança. Para manipulação dos microrganismos pertencentes a cada uma das quatro classes de risco devem ser atendidos alguns requisitos de segurança, conforme o nível de contenção necessário. Estes níveis de contenção são denominados de níveis de Biossegurança.
No nível de biossegurança 2, há recomendação do uso de equipamentos de segurança, como luvas, jalecos e proteção para o rosto (máscara descartável) quando necessário. Quando a manipulação de agentes provocar aerossóis ou vazamentos de materiais infecciosos, é determinado o uso de Cabines de classe I ou II.
O primeiro nível começa com precauções mínimas devido ao baixo risco de biossegurança. A medida de segurança aumenta nos próximos três níveis, proporcionalmente ao risco que os organismos e agentes utilizados oferecem ao operador e ao meio ambiente.
O laboratório de nível de Biossegurança 3, ou de contenção, destina-se ao trabalho com agentes de risco biológico da classe 3, ou seja, com microrganismos que acarretam elevado risco individual e baixo risco para a comunidade. ... O trabalho no laboratório deve ser executado em dupla.
Qual é a Norma Regulamentadora que define os níveis de risco e o nível de biossegurança 1 (NB-1)? Escolha uma: a. Norma Regulamentadora 9 (NR-9) - agentes com maior grau de risco para as pessoas que estão em contato.
O nível de Biossegurança 4 é indicado para o trabalho que envolva agentes exóticos e perigosos que exponham o indivíduo a um alto risco de contaminação de infecções que podem ser fatais, além de apresentarem um potencial relevado de transmissão por aerossóis, classificados como microrganismos da classe de risco 4.
Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório.
O laboratório deve ter um sistema de ar independente, com ventilação unidirecional, onde o fluxo de ar penetra no laboratório pela área de entrada. Não deve existir exaustão do ar para outras áreas do prédio.
A contenção secundária compreende a proteção do ambiente externo contra a contaminação proveniente do laboratório e/ou setores que manipulam agentes nocivos.
A contenção primária, ou seja, a proteção do trabalhador e do ambiente de trabalho contra a exposição a agentes infecciosos, é obtida através das práticas microbiológicas seguras e pelo uso adequado dos equipamentos de segurança.
TIPOS DE CONTENÇÃO
Barreiras de contenção são equipamentos utilizados para minimizar o espalhamento de determinados produtos flutuantes e que não se misturam à água, contendo-os ou desviando-os, a fim de proteger áreas sensíveis, amenizar os impactos do incidente e/ou da possível contaminação.
O termo "contenção" é usado para descrever os métodos de segurança utilizados na manipulação de materiais infecciosos em um meio laboratorial onde estão sendo manejados ou mantidos.
Como a barreira móvel fica confinada entre as duas fileiras de pilastras, ela pode subir e descer com a flutuação dos níveis de água, ao contrário das barreiras fixas, como as feitas de concreto, que podem ficar submersas pela elevação do nível da água e deixar de cumprir seu papel.
Resposta. As barreiras flutuantes foram desenvolvidas para substituir as barreiras fixas. construidas com material leve, elas flutuam acompanhando o nivel do mar. Os resultados indicaram que uma barreira flutuante, mantida no lugar por duas fileiras de estacas, fornece a proteção mais eficaz contra a ação das ondas.
O uso de restrição ou contenção somente deve ocorrer quando o risco de seu emprego é superado pelo risco de não utilizá-lo. É utilizada para proteger o paciente ou outras pessoas de lesões e traumas provocados por ele mesmo, ou para prevenir a interrupção do tratamento a que vem sendo submetido.
A contenção química é necessária para o manejo de animais silvestres, pois somente com ela é possível a manipulação e transporte dos animais, permitindo também a realização de procedimentos cirúrgicos pouco invasivos, indução para anestesia inalatória, exame físico, coleta de materiais e realização de exames ...