As veias superficiais possuem o mesmo tipo de válvulas que as veias profundas, mas não estão rodeadas de músculos. Assim, o sangue nas veias superficiais não é empurrado para o coração pela ação da pressão dos músculos e flui mais lentamente do que o sangue nas veias profundas.
Por Sistema venoso profundo entende-se todas as veias situadas em profundidade em relação à aponevrose no plano muscular. As veias profundas acompanham as artérias do mesmo nome. Abaixo do joelho existem duas veias para cada artéria, acima do joelho existe normalmente uma só veia para cada artéria.
A rede venosa dorsal da mão é um rede de veias formada pelas veias metacarpais dorsais.
A válvula venosa é uma estrutura anatômica das veias, sua função é obstruir temporariamente uma passagem ou orifício, permitindo o movimento do sangue numa só direção. ...
As válvulas no interior das veias desempenham importante função no direcionamento do sangue para o coração.
Como mencionado, as veias são vasos sanguíneos que apresentam a função de retornar o sangue dos tecidos para o coração.
Artérias e veias são vasos sanguíneos que se diferenciam pelo seu papel no sistema cardiovascular e também por sua estrutura. As artérias garantem que o sangue seja levado do coração para outras partes do corpo, enquanto as veias garantem a condução do sangue dos tecidos periféricos para o coração.
As artérias atuam levando o sangue do coração para todos os tecidos e órgãos do corpo. É errado afirmar que elas transportam apenas sangue oxigenado (sangue arterial), pois as artérias pulmonares transportam sangue rico em gás carbônico em direção aos pulmões.
Normalmente, as veias pulmonares retornam o sangue que já absorveu oxigênio nos pulmões ao átrio esquerdo. Depois, esse sangue oxigenado flui do átrio direito para o ventrículo esquerdo, de onde é então bombeado para o corpo (consulte também Circulação fetal normal).
As veias pulmonares são vasos sanguíneos que carregam sangue rico em oxigênio dos pulmões até o átrio esquerdo do coração. Elas são as únicas veias da circulação pós-fetal do corpo humano que carregam sangue oxigenado (vermelho).
A aorta se inicia no coração, na base do ventrículo esquerdo, e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistêmica.